Reitor Eurico Lôbo recebe Título de Cidadão Honorário de Alagoas

Solenidade foi marcada por muita emoção e reconhecimento ao trabalho do pernambucano, que há 37 anos chegou à Ufal

01/12/2015 09h50 - Atualizado em 01/12/2015 às 15h25
Deputado Ricardo Nezinho entrega Título de Cidadão Honorário de Alagoas ao reitor Eurico Lôbo (Fotos Ascom da ALE)

Simoneide Araújo – jornalista

Em solenidade realizada na Assembleia Legislativa, o pernambucano Eurico Lôbo, reitor da Universidade Federal de Alagoas, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Alagoas, por sua contribuição à educação e ao desenvolvimento do Estado. A honraria foi proposta pelo deputado Ricardo Nezinho e aprovada, por unanimidade, pelos parlamentares da Casa de Tavares de Bastos.

A sessão especial, realizada na tarde de segunda-feira (30), no plenário Deputado Tarcísio de Jesus, foi presidida pelo deputado Ricardo Nezinho e contou com a presença de amigos, familiares e servidores da Universidade. A vida dedicada à academia e as ações proativas encampadas por Eurico Lôbo, foram algumas das referências que fizeram o parlamentar prestar a homenagem ao pernambucano que está em Alagoas há quase 37 anos.

Ricardo Nezinho também destaca a atuação do reitor no processo de consolidação da expansaõa da Universidade para o interior. “O professor Eurico dedicou sua vida à Ufal, com uma carreira marcante, como professor e gestor proativo, que galgou todos os espaços importantes na Universidade e fora dela, graças ao seu trabalho como docente e pesquisador. Ele tem uma imagem impar e é uma pessoa comprometida com o saber e com a educação e nos sentimos honrados em conceder essa homenagem. Sua atuação foi marcante e contribuiu para o desenvolvimento do Estado de Alagoas, por isso, ele é merecedor desse título e, agora, é cidadão alagoano”, confirmou.

Eurico Lôbo, bastante emocionado, falou de sua trajetória de vida, de quem perdeu os pais muito cedo e foi acolhido pelos irmãos. Ele precisou sair de sua terra natal, Recife-PE, para o interior do Rio Grande do Sul, onde encontrou uma realidade cultural bem diferente, que deixou o então menino um pouco assustado. Eurico Lôbo lembrou que foi no Sul que teve o primeiro contato com  Alagoas, ao estudar Vidas Secas, de Graciliano Ramos. “Senti-me protagonista da história [risos]”, contou.

Depois do Sul chegou a Brasília, estudou na UnB e descobriu a paixão pela Química, área que abraçou na academia e foi responsável por sua vinda a Maceió, onde permanece até hoje como professor da Ufal. Eurico Lôbo está concluindo seu mandato de reitor e ressalta que a Alagoas lhe deu tudo de bom que aconteceu em sua vida: “... uma família maravilhosa, minha razão de viver; amigos e a oportunidade de construir uma carreira consolidada, dedicada à educação”.

Sobre a homenagem que recebeu da Assembleia Legislativa, Eurico Lôbo, falou da satisfação de ter recebido a honraria. “Para mim é uma honra receber esse título, porque fui adotado por Alagoas com muito carinho; aqui eu cresci profissionalmente, tive meu primeiro emprego e constitui minha família. Fiquei muito feliz com a indicação para eu me tornar, de fato, um alagoano. Recebo essa honraria com uma imensa satisfação, porque tenho por essa terra um carinho muito grande. Foi aqui que todas as minhas conquistas se realizaram, portanto, eu devo mais a Alagoas do que recebo”, definiu.

Eurico Lôbo considera que o título recebido é um reconhecimento pelo trabalho de todos esses anos dedicados à educação. “Eu sempre fui um entusiasta da educação e sempre entendi que a educação é o principal elemento fazer promover a construção da cidadania, para tornar as pessoas livres no fazer e no pensar. Saber que esse título é resultado do meu trabalho como professor e pesquisador, é um agradecimento eterno”, declarou.

Reconhecimento

O amigo e pró-reitora de Extensão da Ufal, Eduardo Lyra, participou da cerimônia e ressaltou o trabalho realizado por Eurico Lôbo ao logo de sua trajetória na Universidade. “Professor Eurico passou por diversas instâncias na Ufal, acadêmicas e administrativas, culminando com o reitorado muito profícuo para o desenvolvimento da nossa instituição. Essa homenagem da Assembleia Legislativa é um ato, acima de tudo, de reconhecimento a um pernambucano que aportou um dia em Alagoas e tem dedicado sua vida para o engrandecimento da educação e do nosso Estado”, ressaltou.

Para José Vicente Ferreira, presidente do Fórum dos Diretores de Unidades Acadêmicas, o título é o reconhecimento pelo trabalho de um professor que chegou aqui há quase quatro décadas e abraçou o nosso Estado como seu lar. “Aqui constituiu família e fez do seu trabalho a sua maior obra e o resultado dessa trajetória o fez chegar ao cargo máximo da nossa Universidade. Eurico Lôbo dedicou toda sua vida à Ufal e ao Estado de Alagoas”, declarou.

Trajetória acadêmica

Eurico Lobo é graduado em Química pela Universidade de Brasília, mestre e doutor pela Universidade Du Maine (França). É professor do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal desde 1979, já ocupou vários cargos de gestão, como chefe do Departamento de Química, diretor do Centro de Ciências Exatas e Naturais, coordenador de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal, e diretor-científico da Unidade Gestora de Ciência e Tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Foi, por dois mandatos, vice-reitor da Ufal na gestão da reitora Ana Dayse Dorea, de 2003 a 2011. Nos últimos quatros anos assumiu a Reitoria da Universidade, junto com sua vice-reitora Rachel Rocha, escolhidos pela comunidade acadêmica e referendados pelo Conselho Universitário.