Projeto Doe Sangue, Doe Vida é realizado em Santana do Ipanema

Evento teve apresentação de seminários e doação de sangue

02/12/2015 21h16 - Atualizado em 03/12/2015 às 15h20
Ônibus do Hemopar à disposição do evento da Ufal em Santana do Ipanema

Ônibus do Hemopar à disposição do evento da Ufal em Santana do Ipanema

André Ferro – estudante de Jornalismo 

Profissionais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Santana do Ipanema executaram projeto Doe Sangue, doe vida em novembro, com seminários apresentados por estudantes da rede básica de ensino e doação de sangue. 

O projeto foi idealizado pelos professores da rede estadual, Dilma Maria e Reginaldo Luna, como trabalho de conclusão do curso Possibilidades de uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas salas de aula da Educação Básica. O trabalho foi realizado em parceria com o SWA Instituto, pelos técnicos Andréa Brandão e William Nunes, do Campus do Sertão, na unidade de ensino de Santana do Ipanema e tem como objetivo instrumentalizar professores das redes estadual e municipal para o uso das tecnologias em sala de aula. 

Durante 90 dias, a Escola Estadual Professor Mileno Ferreira foi o cenário desta intervenção concluída com seminários realizados pelos alunos da escola e por coleta de sangue numa parceria do projeto com o Hemocentro de Arapiraca (Hemoar). 

Para Andréa Brandão, a execução desse projeto é de suma importância para que as pessoas desenvolvam um sentimento de caridade. “Para nós, foi de extrema importância perceber que os cursistas conseguiram refletir sobre o uso das tecnologias no contexto de suas salas de aula e usaram as plataformas digitais de interação social para mobilizar os alunos e toda comunidade para a realização de uma ação voltada para o bem comum”, afirmou a técnica. 

Para ela, é importante que todos compreendam a necessidade da doação de sangue e, em um contexto mais amplo, que os professores e alunos percebam a potencialidade das novas tecnologias. É por meio de atividades como essa que os organizadores esperam contagiar a comunidade para que novas experiências similares sejam realizadas. 

Foram contabilizados uma média de cem doadores durante o evento e, segundo a organização, isso se deve ao trabalho conjunto dos professores e alunos, que numa junção de conhecimento e experiência, conseguiram mobilizar um grande número de pessoas em torno desse objetivo. 

Apesar das políticas públicas de formação continuada, ainda há uma grande necessidade de que capacitações como essa, que promovem o uso da tecnologia para mobilizar a sociedade em torno de um bem comum, aconteçam. Por meio dessas capacitações, os professores, em especial os da rede básica, poderão usar as tecnologias como ferramenta para a aprendizagem colaborativa e construção do conhecimento. 

O evento foi realizado com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Ufal, que tem trabalhado em levar para os campi do interior, em especial ao do Sertão, capacitações e projetos de extensão na área da Educação Básica. Esses projetos oportunizam o compartilhamento do conhecimento gerado na universidade para dentro das comunidades escolares.