Pesquisador apresenta pesquisa sobre ensino da Matemática em congressos nacional e internacional de EAD

Carloney Alves participou simultaneamente de evento brasileiro na área


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Carloney Alves apresentou pesquisa do uso de tecnologias móveis no ensino da Matemática

Carloney Alves apresentou pesquisa do uso de tecnologias móveis no ensino da Matemática

Redação Ascom

Entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, o professor do Centro de Educação (Cedu), Carloney Alves, representou a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no 12º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e do 1º Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância, promovidos pela Associação Universidade em Rede (UniRede) e organizados pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Seguindo a temática do evento, Cultura Digital e Inovação: tecnologia educacional e dispositivos móveis, Carloney Alves apresentou o trabalho intitulado O Ensino de Matemática no contexto das Tecnologias Móveis, que buscou identificar o lugar ocupado pelas tecnologias móveis no cenário da aprendizagem matemática, como estratégia didática.

“Eu procurei entender como se dá o processo de incorporação dessas tecnologias para a construção de conceitos matemáticos e a interação professor, alunos, conteúdo e o próprio ambiente de ensino e de aprendizagem, na perspectiva de uma mudança de postura e atitude quanto à utilização desse recurso na sua prática docente”, detalhou Carloney.

A pesquisa foi realizada com seus alunos do Curso de Pedagogia do Cedu nas aulas da disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino de Matemática 1. “Constatamos as tecnologias móveis no ensino de Matemática durante a formação do pedagogo demonstraram ser uma importante ferramenta que aproxima a vida escolar com o cotidiano dos alunos, o que pode facilitar a compreensão de conceitos matemáticos e promover a interação entre os sujeitos envolvidos e que podem ser utilizadas como um catalisador de uma mudança no paradigma educacional”, destacou o docente.

De acordo com Carloney, as tecnologias devem promover a aprendizagem, ao invés do ensino, e colocar o controle desse processo nas mãos do aprendiz. “Isso auxilia o professor a entender que a educação não é somente a transferência da informação, mas um processo de construção do conhecimento do aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual, ou do aluno como um todo”, frisou.

Esses eventos são realizados com o intuito de promover e incentivar a pesquisa acadêmica na área de Educação a Distância (EAD); proporcionar a troca de experiências entre instituições e pesquisadores sobre a modalidade a distância; divulgar trabalhos acadêmicos nas áreas temáticas do evento e contribuir para a consolidação da Política Nacional de Educação no Brasil com ênfase na modalidade a distância.