Colégio de Pró-reitores de Graduação do país planeja ações para 2016

Representantes da Ufal e das demais Ifes brasileiras estão em Maceió participando do Cograd

02/12/2015 09h21 - Atualizado em 02/12/2015 às 20h16
Mesa de abertura da reunião do Cograd

Simoneide Araújo – jornalista

Termina nesta quarta, 2, a reunião do Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd) das Instituições Federais de Educação Superior (Ifes), que acontece no Hotel Ponta Verde, em Maceió. Em pauta, as novas temáticas da área, os grandes temas nacionais como evasão  e retenção que são uma preocupação das universidades de uma forma geral. No evento, também será eleita a nova diretoria do Cograd para as regionais e a nacional, além e planejar as ações para 2016.

Durante o encontro também foi discutida a reforma das licenciaturas, aprovada recentemente pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). “Temos muito trabalho e construção coletiva para encararmos esse cenário de crise e cortes no orçamento”, afirmou Amauri Barros, que está deixando a pró-reitor de Graduação da Ufal, com o final da gestão do reitor Eurico Lôbo.

Para Eurico Lôbo, as ações de graduação são estratégicas, porque definem o caminho que a Universidade quer seguir. “É necessário um entendimento não só no que isso representa, mas, sobretudo, da capacidade de modificação e de reestruturação de todo processo formativo no qual o nascedouro é lá na base. Estamos vivenciando um momento de muita reflexão e de muito trabalho e, com certeza, vocês pró-reitores estão acompanhando as dificuldades enfrentadas no processo de gerenciamento das instituições”, refletiu.

Esse evento é um momento rico e é importante a presença da nova equipe da Pró-reitoria de Graduação para que possa começar a trabalhar nessa perspectiva de grande desafio, mas não tenho dúvidas que vocês estão preparadas para continuidade aos trabalhos e fazer as modificações necessárias à melhoria do processo formativo dos nossos jovens.

Na segunda-feira,30, primeiro dia do evento, além do reitor Eurico Lôbo, estavam na mesa de abertura Custódio Almeida, vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UfC); Luiz Henrique, pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Cláudia Reis, presidente do Cograd e pró-reitora da federal de São Carlos (Ufscar); Marcelo Pereira, pró-reitor de Graduação da federal de São João Del Rei; Amauri Barros e as professoras Sandra Regina e Giana Rosa, que integram a equipe que assumirá a Prograd da Ufal.

A futura pró-reitora de Graduação da Ufal, Sandra Regina, também deu as boas-vindas aos representantes das 65 instituições participantes. “Somos Ufal e a perspectiva da nova gestão é que a instituição contribua com o debate nacional, na perspectiva de fortalecer a graduação no âmbito das universidades. Esse será um momento muito especial de aprender e compartilhar”, destacou.