Equipe feminina de Handebol é campeã na etapa nacional do Beach Games

04/12/2015 17h48 - Atualizado em 04/12/2015 às 17h52
Equipe feminina de Handebol da Ufal é campeã na etapa nacional do Beach Games

Lenilda Luna - jornalista

A equipe feminina de Handebol da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participou da etapa nacional dos Jogos de Praia Universitários (Beach Games) realizado no final do mês passado, em Aracaju. Nessa etapa, a equipe foi campeã conquistando a vaga para representar o Brasil no International  University Beach Games 2015, realizado de 1º a 5 de dezembro na mesma cidade.

Segundo a professora Leonéa Santiago, da Gerência de Esportes da Pró-reitoria Estudantil (Proest), este foi um ano de muitas conquistas para o esporte universitário na Ufal. "A equipe de Handebol foi também campeã nos Jogos Universitários de Alagoas [Juas]. No nacional, foi a melhor dentre as equipes de Instituições Federais de Ensino e a 5ª melhor colocada entre as 27 instituições competidoras, entre públicas e privadas", comemora.

Jornada da equipe

A equipe foi formada em 2010 sob a orientação dos professores Maria Edvânia Barbosa e Tiago Caldas. "O convite para trabalhar na equipe de Handebol da Ufal foi feito pelo professor Francisco Farias. Uma vez que as alunas recém ingressas na Ufal eram integrantes da seleção alagoana escolar. E os talentos não podiam se perder pelo fato de terem chegado à Universidade", relatou Leonéa Santiago.

Neste mesmo ano, as atletas disputaram os Jogos Universitários Alagoanos e ficaram em segundo lugar. Em 2011, outras integrantes chegaram e mais vitórias foram alcançadas. Com a vitória no Juas, elas alcançaram a vaga para representar Alagoas nos Jogos Universitários Brasileiros, em Campinas-SP.

Já em 2012, as atletas conseguiram repetir o feito no evento estadual e na etapa nacional, ficando em terceiro lugar na competição, fato inédito para o Handebol universitário alagoano. Nesse mesmo ano houve um incremento que alavancou o esporte na Ufal: foi criada Gerência de Esporte na Proest, coordenada pela professora Leonéa Santiago. Uma das iniciativas da gerência foi o Edital Bolsa Atleta que é uma versão do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional (BDAI).

Ainda em 2012, as atletas conquistaram o primeiro lugar no Beach Games Nacional, ocorrido em Porto Seguro-BA. No ano seguinte, com o grupo renovado, repetiram o feito estadual e, na etapa nacional, ficaram entre as 5 melhores equipes do Brasil, sendo a  mais bem classificada entre as universidades federais. "Em 2014, as vitórias se somaram cada vez mais e a Gerência de Esporte, a fim de atender as demandas do esporte na Universidade, ampliou o número bolsas para alunos-atletas", ressaltou Leonéa.

Sobre o Beach Games

O Beach Games, ou Jogos Universitários de Praia, reuniu cerca de 800 atletas de vários países em Aracaju-SE, na orla de Atalaia. A Etapa nacional foi de 25 a 28 de novembro e a Internacional de 1 a 5 de dezembro. As modalidades disputadas foram handebol de praia, futebol de praia, voleibol de praia e futvolei, masculino e feminino. Na etapa internacional, 11 países participaram.