Coletivo Jovem revitaliza fachada do Centro de Educação

Integrantes do grupo utilizaram material reciclado para decoração do local

- Atualizado em
Equipe responsável pela mudança ambiental do Cedu

Jhonathan Pino - jornalista

O Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ) encerrou o ano com a revitalização do espaço em frente ao Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A intervenção ocorreu no final de novembro, após a oficina de reciclagem de Eva Moraes, proprietária da empresa de consultoria Escritório Ambiental.

No dia, orientados por Eva Moraes, os membros do coletivo aprovaram a esquete, compraram as tintas, levaram garrafas PET e pneus para o local. Eles colocaram em prática o que vêm aprendendo durante todo o ano: pintaram os pneus, cavaram os buracos, colaram as tampinhas, plantaram as mudas, regaram e cortaram as garrafas.

“Foi uma intervenção de revitalização do espaço, para chamar a atenção dos alunos daquele bloco para o meio ambiente, para o cuidado com o que está a sua volta. O meio ambiente não são só plantas, árvores e florestas, mas tudo que nos cerca e onde vivemos também. Então conseguimos transformar aquela fachada para que aqueles que ali passarem comecem a pensar duas vezes, antes de cometer alguma agressão ao meio, desde um simples papel de bala a uma luta contra o desmatamento. Eu vejo essa intervenção como o marco das realizações e ensinamentos passados durante toda a 7ª edição do curso”, comentou Ohana Rabelo, bolsista do projeto.

O Coletivo faz parte do Núcleo de Educação Ambiental do Cedu. Trata-se de um projeto extensionista que realiza atividades voltadas para a preservação e sensibilização para o meio ambiente. Neste ano, a 7ª Edição do Curso de Educação Ambiental, Formando Juventude de Meio Ambiente – Uso da Água no Planeta, contou com aulas sobre o complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, Direito Ambiental, Educomunicação, Utilização Sustentável de Água, Estudo do Meio: Projeto Peixe Boi, Limpeza Urbana e Coleta Seletiva, Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Alunos de 22 cursos da Universidade participam todos os sábados palestras, mesas-redondas e visitas técnicas na área. Alguns dos palestrantes foram Rochana Lima e Maria Dolores. “As aulas são voltadas para estudantes de graduação ou pessoas já formadas que tenham qualquer interesse na área de educação ambiental e tem como objetivo formar multiplicadores dessa ideia”, acrescentou Ohana.