Campus A.C. Simões tem três novos prédios inaugurados

Na mesma tarde, houve descerramento de placas nos prédios do IP e de blocos de sala de aula

03/12/2015 12h59 - Atualizado em 03/12/2015 às 15h12
Bloco de Salas de Aula 1 é utilizado por alunos da Fale

Bloco de Salas de Aula 1 é utilizado por alunos da Fale

Jhonathan Pino – jornalista 

Três atos ocorridos nesta quarta-feira (2) deram continuidade ao rito de inaugurações de prédios da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sob a gestão do reitor Eurico Lôbo. Desta vez foram o Instituto de Psicologia (IP) e os Blocos de Sala de Aula 1 e 2 que receberam as placas de estreia, após ao menos um ano de uso. Eles fazem parte das 53 obras entregues das 83 iniciadas nos últimos quatro anos e significam parte dos 50% do espaço físico ampliado da instituição nesse período. 

Ao lado da gestora da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Nélia Callado, da diretora e do vice-diretor do IP, Adélia Souto e Rodrigo Gewehr, o reitor Eurico falou de suas impressões. “Eu me sinto muito feliz de estar aqui, porque eu tenho uma lembrança absolutamente clara na minha mente, no dia em que eu fui como candidato na sala de vocês, lá no Ichca [Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes]; uma salinha pequena, móveis um em cima do outro e umas coisas esquisitas e nada mais que 20m². Enfim, isso não era compatível com nenhum curso, muito menos com a Psicologia, que eu tenho colocado por todo o período em que estou na direção, seja como vice-reitor, ou agora, como reitor, que faz parte dos dois cases de sucesso que eu posso reverenciar, a Psicologia e a outra é a Esenfar [Escola de Enfermagem e Farmácia], que foram dois grupos pequenos que souberam fazer escolhas, fazer seus projetos e qualificar não só o grupo, o curso, mas a instituição”, frisou. 

A professora Adélia lembrou que o prédio está em uso há um ano, com uma estrutura que atende as atividades administrativas e da pós-graduação. “Nós temos 10 salas de professores, que são compartilhados entre eles; temos seis salas administrativas, onde consegue acolher a direção do Instituto, as coordenações da pós-graduação, da graduação, sala de professores, uma sala para o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e uma para a Comissão de Autoavaliação, porque a gente acha que é importante esse espaço para toda a documentação, que está sendo alocado”, detalhou a docente. 

O local também sedia o Serviço de Psicologia Aplicada, onde são feitos atendimentos à comunidade universitária e aos entorno da Universidade, dois espaços que são utilizados como miniauditórios, um laboratório de informática, o Programa de Educação Tutorial de Psicologia e um espaço para o compartilhamento de cinco laboratórios. “Em termos de espaço, ele é um prédio que é ventilado, tem toda essa parte interna que é agradável”, destaca Adélia. 

A diretora também comentou que ainda faltavam receber parte do imobiliário e equipamentos solicitados pela unidade e lamentou que no prédio ainda existam problemas externos de acabamento, mas disse que nesse período, um servidor da Sinfra, José Ulisses Filho, foi um grande parceiro na resolução de parte desses problemas. 

A gente tem um pouco de dificuldades por conta da estrutura externa dele, que já foi comentado com a Nélia [Callado]. Com as chuvas, a gente teve alguns problemas, mas o pessoal da Sinfra sempre nos atendeu. A gente teve a instalação de todos os condicionadores de ar, que estão em funcionamento. Na parte de equipamentos, a gente tem alguns que foram destinados ao Instituto de Psicologia, por ser um prédio novo e a gente está aguardando agora o mobiliário, pois nesse momento, o que a gente tem mais dificuldade para funcionar plenamente é em relação ao mobiliário, que já foi solicitado e está em processo de compra”, comentou Adélia. 

Atualmente o IP conta com 24 docentes e seis técnico-administrativos. As aulas da graduação acontecem no Bloco João de Deus. Também existe um prédio anexo do Instituto, onde funcionam atividades de pós-graduação e onde é abrigado seu centro acadêmico. “A grande demanda de hoje é o mobiliário, mas momentos como esses nos faz olhar para o retrovisor e ver as dificuldades que já tivemos anteriormente, desde a criação do curso, em 1994, em que tínhamos um quadro muito reduzido e funcionávamos com um espaço dividido com outros cursos no Ichca”, discursou Adélia. 

Blocos de Salas de Aula 

Em frente à Faculdade de Letras (Fale), foram descerradas as placas dos Blocos de Sala de Aula 1 e 2. Eles também já estavam sendo usados por professores e alunos da Fale, Ciências Sociais, Filosofia, Química Industrial e o programa Conexões de Saberes, mas ainda passavam por modificações em sua estrutura.

Presente à solenidade, a diretora da Fale, Eliane Barbosa, agradeceu o empenho da gestão na construção de tantas obras “Dizem que eu sou a síndica desse prédio, função que eu não queria assumir, mas, não deixar de ser uma gratificação tomar conta de toda logística dele, para que os alunos e professores possam ter o conforto necessário”, salientou. 

Também presente no ato, Amauri Barros, pró-reitor de Graduação (Prograd), afirmou que a entrega desses prédios significa a solução de problemas de falta de espaços na Ufal. “Podemos dizer que em outros momentos, nossos alunos viviam como nômades, andando de prédio em prédio, em busca de sala de aula, mas agora, os prédios existentes atendem à totalidade de suas atividades”, discursou.

Com a presença de alguns alunos da Fale, na solenidade, o reitor Eurico Lôbo também chamou a atenção para a necessidade de preservação dos edifícios e os estimulou a fazer um jardim nos espaços não utilizados.