Campus do Sertão vai sediar Seminário Internacional de Educação Infantil

Evento é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância no Semiárido de Alagoas

09/11/2015 18h22 - Atualizado em 09/11/2015 às 18h23

Redação Ascom

Nos dias 18 e 19 de novembro, das 8h às 18h, serão realizados o 1º Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Pedagogia, no Campus do Sertão, e o 1º Seminário Internacional de Educação Infantil. Os eventos são promovidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância no Semiárido de Alagoas (Nepis), da Universidade Federal de Alagoas.

"Será uma ótima oportunidade para discutirmos desde questões relacionadas à educação da Criança Pequena no Brasil e em Portugal; Educação Inclusiva e Formação de Professores; refletiremos sobre o Livro Infantil, o Brinquedo e a Escola: questões que perpassam a Base Comum Nacional e também trataremos sobre as relações Étnico Raciais no Processo de Formação Docente", informou Ana Maria dos Santos, mestre em Educação Brasileira e coordenadora do Nepis.

Além de duas conferências e três mesas-redondas, também serão apresentadas as experiências vivenciadas pelas professoras supervisoras e alunas bolsistas do Pibid de Pedagogia, da creche, da pré-escola e do 1º Ano do ensino fundamental. Também será um momento de socialização das experiências de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, vivenciadas pelas estudantes do 7º período de Pedagogia.

Haverá ainda exposição das áreas de interesse, baseadas no estudo da Abordagem Americana High/Scope, desenvolvidas pelos estudantes do 4º período do curso. O seminário contará também apresentações culturais e outras atividades.

Foram confirmadas as participações dos seguintes pesquisadores: Fernando Ilídio, da Universidade do Minho (Portugal), Andrea Avelar, também de Portugal, Claudia Pimentel (Ines-RJ), professores da Ufal: Cleriston, Neiza Fumes, Gustavo Gomes, Mônica Regina, Radjalma Teixeira, Vagner Bijagó e Ana Maria dos Santos, da área de Educação Infantil no Campus do Sertão.