Ufal promove evento de Matemática em parceria com a França

Misturange Mathématiques faz parte da programação do Matfest 2015 e será realizado em dois dias

21/11/2015 16h55

Deriky Pereira - estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Instituto de Matemática (IM), prepara-se para a realização do 1º Misturange Mathématiques, uma competição diretamente vinculada à Olimpiada Alagoana de Matemática, que tem a duração é de 48 horas e será composta por membros de equipes do Brasil e da França.

A iniciativa faz parte da variada programação do Matfest 2015 e terá seu início na segunda-feira, 23, a partir das 4h da madrugada no horário do Brasil e ocorre pela internet. "É uma forma interessante dos alunos terem um contato com seus pares em outros países e se divertirem em um desafio interessante de Matemática", explica o professor Krerley Oliveira.

Ainda segundo ele, cada equipe é composta por alunos dos dois países, premiados na Olimpíada Alagoana de Matemática em 2015, que foi aplicada em Alagoas e em Paris. "Os premiados serão conhecidos na quinta-feira (26) durante a premiação da Olimpíada Alagoana de Matemática no auditório da Reitoria e participarão de um bate-papo pela internet com a participação dos professores", complementa Krerley, que é coordenador das Olimpíadas de Matemática em Alagoas.

Misturange Mathématiques será coordenada pelo professor Isnaldo Isaac, também responsável pelo Matfest 2015 e, em Paris, pelo professor Mattieu Chiaramonte do Collège Denis Diderot. Além deles, participam da elaboração das provas os professores Ali Tahzibi (Universidade de São Paulo - USP), Ali Golmakani e Rafael Lucena (ambos da Ufal), Alan Anderson da Silva e Davi Lima (do Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA), Yuri Lima (da Université de Paris-Sud) e Thiago Fonseca (Université de Paris-Sud).