Ufal oferece mais de 100 vagas para mestrado e doutorado

São várias áreas e os interessados devem ficar atentos aos prazos de inscrição

18/11/2015 17h08

Rosiane Martins – estudante de jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas com mais de cem vagas em nove cursos de mestrado. O processo seletivo será realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e as respectivas coordenações dos programas stricto sensu da instituição. Os cursos abrangem diversas áreas e os interessados devem ficar atentos aos prazos para de inscrição. Veja quais são eles:

Sociologia

Com um total de 15 vagas, o mestrado em Sociologia tem inscrições abertas até o dia 16 de dezembro. Os candidatos deverão entregar documentação necessária no horário de 8h às 14h, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Sociologia, do Instituto de Ciências Sociais, no Campus A.C. Simões, em Maceió. A lista de documentos e outras informações podem ser vistas no edital.

Energia da Biomassa

Dez é o total de vagas disponíveis para o mestrado em Energia da Biomassa. As inscrições estão abertas até o dia 9 de dezembro e devem ser realizadas por meio da entrega da documentação que está detalhada no edital. Poderão se inscrever candidatos portadores de diploma de nível superior emitidos por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC nas seguintes áreas de concentração: Agronomia, Licenciatura em Ciências Agrárias, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia de Agrimensura, Agroecologia ou Ciências Biológicas, Engenharia Química, Licenciatura em Química, Zootecnia, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Bacharelado em física.

Proteção de Plantas

Até 4 de dezembro, estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Proteção de Plantas.  Há disponibilidade de vagas nas linhas de pesquisa: Fitopatologia, Entomologia e Plantas Daninhas. A distribuição completa das vagas por grupos e linhas de pesquisa pode ser vista no edital disponível aqui

Ciências Farmacêuticas

Também até dia 4 de dezembro, estão abertas as inscrições para o mestrado em ciências Farmacêuticas. São 14 vagas disponíveis. As inscrições serão realizadas exclusivamente na Secretaria da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), Coordenação de Pós-graduação e Pesquisa, no Campus A.C. Simões, em Maceió. Veja mais informações sobre a seleção clicando aqui.

Agronomia

Para o Programa de Pós-graduação em Agronomia, estão sendo ofertadas 21 vagas, sendo 15 para o mestrado e seis para o doutorado, vinculadas à área de concentração em Produção Vegetal. As inscrições serão realizadas exclusivamente na Coordenação do curso. Os candidatos deverão entregar a documentação no horário das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo. Mais detalhes aqui.

Direito

Estão abertas as inscrições para a seleção de mestrado em Direito para o primeiro semestre de 2016. Com um total de 20 vagas ofertadas, os candidatos devem se inscrever até dia 30 de novembro, no site da Pós-graduação em Direito. Mais informações aqui.

Serviço Social

Estão sendo ofertadas 15 vagas para a turma que irá compor o primeiro semestre do ano de 2016 no mestrado em Serviço Social. Os interessados deverão entregar a documentação, das 9h às 12h e das 14h às 17h, até dia 9 de dezembro, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Serviço Social. Veja mais no edital.

Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos

As inscrições estão abertas até 12 de dezembro. A linha de pesquisa é Diversidade Biológica e Conservação. Poderão se inscrever portadores de diploma de nível superior, bacharelado ou licenciatura plena, ou certificado de conclusão de curso emitido por instituições oficiais e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Veja mais aqui.

Arquitetura e Urbanismo

Estão sendo ofertadas 11 vagas para o doutorado e 31 para o mestrado, vinculadas às áreas de concentração: para o mestrado - Percepção, conceituação e representação do espaço habitado; Concepção, construção e adequação do espaço habitado; e Apropriação, organização e gestão do espaço habitado. Para o doutorado - Temporalidades e Representações e Tecnologias. Mais detalhes aqui.