Ufal lança segunda edição de Revista Saber

Publicação é especial em comemoração aos dez anos da interiorização da Universidade

11/11/2015 15h40 - Atualizado em 12/11/2015 às 11h50
Segunda edição da revista Saber Ufal é especial em comemoração aos dez anos da interiorização da Universidade

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O que você acha de conhecer um jovem que saiu do município de Igaci para a Nasa? Ou ainda, um aluno do curso de licenciatura em Geografia que conquistou o primeiro lugar para intercâmbio em Portugal? Além do avanço nos projetos de pesquisa, sonhos realizados e mudança de vida? Tudo isso poderá ser conferido nas 76 páginas da segunda edição da Revista Saber Ufal, publicação elaborada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas.

Nesta edição, a revista é especial em comemoração aos dez anos do processo de interiorização da Universidade e conta, também, com entrevistas com os diretores dos campi Arapiraca e do Sertão, que relatam a importância da instituição no avanço, no desenvolvimento e na economia das respectivas regiões. As unidades de ensino em Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Viçosa e Penedo também foram postas em destaque com pesquisas, projetos extensionistas e ações culturais.

Segundo a coordenadora da Ascom, Simoneide Araújo, a ideia de fazer uma edição especial da revista foi marcar uma década de expansão da Ufal. “Tudo surgiu a partir da ideia de publicar um livro sobre a história da interiorização da Universidade, organizado pelo professor Rodrigo Ramalho. Como ele levantou dados mais históricos, resgatando documentos e cada momento conquistado nos últimos dez anos, lancei a proposta de fazermos uma revista, mostrando a cara de quem faz a interiorização, o que está sendo produzido e o que mudou na vida dos jovens e suas famílias com a chegada da Ufal nos quatro cantos do Estado”, justificou.

O projeto envolveu toda a equipe da Ascom e contou com a sensibilidade do bolsista Jônatas Medeiros, que fez a maioria das fotos para a revista. “Foi uma experiência fascinante. Eu, a repórter Myllena Diniz e o Jônatas viajamos para Arapiraca e Delmiro Gouveia e acompanhamos de perto alguns projetos de pesquisa e conhecemos um pouco do dia a dia dos campi do interior. Mas nada comparável à experiência de termos conhecido as histórias de vida dos alunos e suas famílias. Conhecer a família de Rosineide Gonçalves, aluna de Engenharia Civil do Campus do Sertão foi muito rico e nos fez acreditar, ainda mais, que só a educação é capaz de mudar, para melhor, a vida das pessoas”, destacou Simoneide.

O trabalho da equipe da Ascom teve início em dezembro do ano passado, com levantamento de informações, produção de pautas e viagens para o interior. O resultado pode ser conferido, em primeira mão, por meio deste link.