Softwares para educação inclusiva vencem o Concurso Internacional Apps.edu

Softwares “Teaching Hand”, para ensino de Libras e “ABC Autismo”, para apoio ao aprendizado de crianças autistas, foram os vencedores

04/11/2015 10h51
Aplicativos foram apresentados à comissão julgadora durante o Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Aplicativos foram apresentados à comissão julgadora durante o Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Redação Ascom 

Uma vitória da educação inclusiva. Este foi o resultado final do I Concurso Internacional Apps.edu, uma iniciativa inédita desenvolvida conjuntamente pela Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (Laclo) e o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Neste ano, estes dois eventos foram realizados de forma integrada, na edição CBIE/Laclo 2015, em Maceió, organizado por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). 

O concurso Apps.edu recebeu 63 submissões de trabalhos de países como Brasil, Colômbia, México e Portugal, classificados nas categorias protótipo, voltada para projetos em desenvolvimento, e produto, contemplando soluções que já estão disponíveis para o mercado. Após a primeira seleção, 49 trabalhos foram apresentados durante o CBIE/LACLO 2015 sendo selecionados 6 trabalhos de cada categoria (total de 12 trabalhos) para uma grande final, onde os trabalhos foram apresentados para uma banca avaliadora composta por professores, pesquisadores e empresários. 

Resultado final 

Na categoria protótipo, o 1º lugar ficou para o “Teaching Hand” (Alagoas), voltado ao processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, como segunda língua, por crianças surdas inseridas nos níveis fundamentais I e II. Nos segundo e terceiro lugares tivemos o “GLPSobControle” (São Paulo), um jogo sério para treinamento do protocolo operacional de controle de vazamento de gás de cozinha e o “ACComplex” (Alagoas), que é um aplicativo para aprendizagem de Análise de Circuitos em Corrente Alternada. 

Na categoria produto o grande vencedor foi o “ABC Autismo” (Alagoas), uma Aplicação Mobile para Auxiliar no Processo Alfabetizador de Crianças com Autismo. O segundo lugar ficou para o “Sigma Enquete” (Pernambuco), uma solução para aplicação de exercícios de avaliação objetiva e votações (clicker) em sala de aula. O terceiro lugar foi conquistado pelo software “Primeiro Herói” (São Paulo) que é um sistema de Recomendação de Atividades Integradoras para engajamento dos Pais na Educação dos Filhos. 

O concurso ainda concedeu menções honrosas aos projetos da categoria protótipo, “Aplicação para reconhecimento dinâmico de emoções em ambientes virtuais de aprendizagem” (Minas Gerais), ATID – ferramenta para design de autoria educacional (Rio Grande do Norte) e Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de Pessoas com Autismo - SCALA Tablet (Rio Grande do Sul). Na categoria produto, as menções honrosas foram para os softwares “Jogo educacional - O mistério de Iluminária” (São Paulo), Lucro S/A e Introdução aos Estudos Virtuais (Rio Grande do Sul) 

Sobre o Apps.edu 

O Apps.edu é um concurso internacional que tem como objetivo diagnosticar problemas reais que afetam a educação na América Latina e propor ideias e soluções tecnológicas para o desenvolvimento educacional e o empreendedorismo digital, estimulando a inovação mediante o desenvolvimento de objetos de aprendizagem e softwares para a educação bem como seu uso em práticas de ensino e aprendizagem. 

O concurso também visa estimular o empreendedorismo e a geração de oportunidades de negócio a partir dos produtos e protótipos desenvolvidos, mediante o compartilhamento destas iniciativas junto a especialistas da academia, setor produtivo e governamental. Maiores informações sobre as iniciativas participantes do concurso estão disponíveis aqui.