Seminário “Maceió: 200 anos de História”

Instituto Histórico realizará seminário sobre os 200 anos de Maceió

11/11/2015 10h56

Nas comemorações dos 200 anos de fundação da cidade de Maceió, definida por Alvará Régio assinado por D. João VI, o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, com o apoio e a parceria da Fundação de Ação Cultural de Maceió, realizará o seminário “Maceió: 200 anos de História” em seu Salão Nobre nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. As inscrições, gratuitas, estão sendo realizadas no Instituto Histórico, na Rua do Sol, nº 382, Centro, e pelo telefone 3223-7797.

A abertura do seminário “Maceió: 200 anos de História” será realizada solenemente no dia 16 de novembro às 8h30 pelo Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, pelo Prefeito de Maceió e pelo Presidente da Fundação de Ação Cultura de Maceió e pelas autoridades convidadas. Serão proferidas onze palestras durante os três dias de programação do seminário.

Idealizado pelo escritor e historiador Jayme Lustosa de Altavila, sócio efetivo e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, o seminário oferece uma programação variada de palestras sobre a história da cidade de Maceió desde a sua fundação, destacando temas diversificados, interessantes e relevantes para a compreensão da importância da data comemorativa. Na sequência das palestras serão realizadas mesas de debates.

Programação

No dia 16 de Novembro de 2015 (segunda-feira), no período da manhã, das 8h30 às 12h, serão apresentadas as palestras “Novas perspectivas históricas”, ministrada por dois alunos do curso de História da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação da professora doutora Clara Suassuna; e “Guerra contra Xangô”, ministrada pelo médico e historiador Fernando Gomes. No período da tarde, das 14h às 17h30, serão apresentadas as palestras “Breviário sociocultural de Maceió de 1890 a 1930”, ministrada pelo escritor e pesquisador Rosalvo Acioli; e “Ações sociais de Jayme de Altavila na administração de Maceió”, ministrada pelo escritor e historiador Jayme Lustosa de Altavila.

No dia 17 de Novembro de 2015 (terça-feira), no período da manhã, das 8h30 às 12h, serão apresentadas as palestras “Maceió, Espaço e Tempo”, ministrada pela escritora e pesquisadora Silvana Quintella Cavalcanti Calheiros; e “O bairro boêmio de Jaraguá do Século XIX a 1979”, ministrada pelo escritor e pesquisador Carlito Lima. No período da tarde, das 14h às 17h30, serão apresentadas as palestras “Um breve histórico sobre o carnaval de Maceió”, ministrada pelo professor e historiador José Roberto Santos Lima; e “Teatro em Maceió: a Associação Teatral das Alagoas”, ministrada pelo escritor e pesquisador Ronaldo de Andrade.

No dia 18 de Novembro de 2015 (quarta-feira), no período da manhã, das 8h30 às 12h, serão apresentadas as palestras “Maceió, ano 2065: evolução urbana a partir do século XX”, ministrada pelo escritor e pesquisador José Vieira Passos Filho; e “Maceió sob a perspectiva regional do IBGE”, ministrada pelo escritor e pesquisador Alvacy Lopes do Nascimento. No período da tarde, das 14h às 15h30, será apresentada a palestra “Aspecto da arquitetura de Maceió”, ministrada pelo arquiteto e professor Mario Aloísio.

Após a palestra, haverá uma apresentação musical da pianista Selma Brito e de convidados.