Semana do Economista amplia o debate sobre o cenário alagoano

Estudantes que integram o PET Economia promovem evento educativo

04/11/2015 12h43 - Atualizado em 04/11/2015 às 14h50
O professor e coordenador do PET Economia, Cid Olival

O professor e coordenador do PET Economia, Cid Olival

André Ferro – estudante de Jornalismo 

A Faculdade de Economia, Economia e Contábeis (Feac) da Universidade Federal de Alagoas promove, por meio do programa PET Economia, a Semana do Economista com o tema Novos Desafios Para o Desenvolvimento Alagoano, englobando assuntos importantes nesse momento de crise econômica. O evento é aberto ao público, dá direito a certificado e é direcionado a toda a sociedade. O evento ocorre anualmente em promoção do Dia do Economista, comemorado em 13 de Agosto. Este ano, excepcionalmente, o evento está acontecendo em Novembro, de 4 a 6, no Auditório da própria faculdade, durante os três turnos. 

Nessa quarta-feira, 4, está em debate o tema Ciclos de desenvolvimento de Alagoas, com o professor Luís Antônio Cabral e o Ciência e Tecnologia como elemento da promoção do desenvolvimento econômico, trazido em pauta pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), economista Fábio Guedes. Na quinta-feira, 5, a pauta é Maceió, com os professores Alexandre Manuel, do Ipea, e Keuler Hissa, da Feac, debatendo as transformações vivenciadas pela economia maceioense. Além disso, o secretário adjunto da Fazenda Estadual, Fabrício Marques, colocará em discussão o ajuste fiscal em Alagoas. 

Na sexta-feira, 6, haverá a discussão sobre propriedade intelectual e inovação, com professor Araken Lima, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Pela tarde, será projetado um filme sobre a industrialização brasileira e alagoana, com um debate conduzido pela professora da Ufal, doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cecília Lustosa. 

Segundo os organizadores, o evento é muito importante para que a sociedade aprimore seus conhecimentos, especialmente para os acadêmicos. Para a estudante do 8º Período, Liara Cavalcante, não adianta se resumir ao conteúdo aprendido em sala de aula, é preciso pesquisar. “A Semana do Economista traz esse tema muito debatido em jornais e revistas que é a crise, passando a entendê-lo melhor. Os palestrantes têm uma visão não só do que é divulgado pela mídia mas muito mais aprofundado. Nós vamos explicar essa realidade por meio do Boletim de Conjuntura. O tema desse ano é muito importante”, complementou a estudante que integra a organização do evento. 

“A gente quer mostrar como o Estado de Alagoas vai atuar frente a essa crise. Quais as medidas políticas que vão ser tomadas e outras coisas. É importante que a comunidade esteja presente para contemplar o nosso projeto.”, convidou a estudante do 3º Período de Economia, Larissa Paes. 

Durante o período de greve, as estudantes integrantes do PET Economia continuaram suas atividades de pesquisa e montaram um boletim que já está sendo divulgado nesse primeiro dia do evento. Ele é uma publicação mensal que tem como intuito discutir temas corriqueiros pouco discutidos da economia, com apoio de dados e gráficos. Para a elaboração dessa cartilha, os estudantes se submeteram a um curso no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que os capacitou a analisar dados específicos. 

Segundo o professor e coordenador do PET Economia, Cid Olival, “é um momento muito rico para saber o que Alagoas tem pensado, produzido e executado, de fato, para o processo de desenvolvimento a partir do viés tecnológico”. Para ele, o evento de modo geral tem como propósito discutir diversos elementos que podem ser fundamentais para o processo de desenvolvimento alagoano. “Esse é o propósito de reunir alunos, professores e a comunidade para que todos possam pensar um pouco mais Alagoas e quais medidas têm sido executadas ao longo dos anos e pensar para além disso diante de uma conjuntura totalmente adversa”. 

A inscrição ainda pode ser feita no local do evento.