Programa de Pós-graduação em Nutrição completa 10 anos

Data será comemorada com a realização de evento na sexta-feira, 4, no Centro de Interesse Comunitário

25/11/2015 14h38 - Atualizado em 29/11/2015 às 16h14

Rosiane Martins – estudante de Jornalismo

Este ano o programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGNUT) completa dez anos de existência. Em comemoração, a Faculdade de Nutrição (Fanut) promoverá um evento comemorativo na sexta-feira, 4, no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), das 9h30 às 11h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. O objetivo é destacar a evolução do programa desde a sua criação, bem como apresentar o panorama atual dos programas de pós-graduação do Brasil e as tendências da área de Nutrição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Programa de Pós-graduação em Nutrição foi oficialmente aprovado pela Capes em 2004, com a primeira turma ingressando no ano de 2005. É a única da área em Alagoas, o que atrai graduados em outras áreas afins como Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina e Enfermagem, entre outros. Houve um crescimento de discentes e de mestres formados.

Enquanto no primeiro ano do Programa o número de vagas ofertadas foi 16, atualmente a oferta é, em média, de 20 vagas anuais. Em 10 anos, já formou 149 mestres com inserção em programas de doutorado em instituições locais de ensino superior para o exercício da docência. “Os pesquisadores do PPGNUT são referências em pesquisa e definição de ações que contribuem para reverter problemas nutricionais de importância no contexto da Saúde Pública, visando atender às expectativas do Sistema Único de Saúde”, diz a coordenadora do programa, Giovana Longo.

Linhas de pesquisa

O Programa de Pós-graduação em Nutrição é constituído por duas linhas de pesquisa, integrada por professores vinculados às Faculdades de Nutrição, de Medicina (Famed), à Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) e ao curso de Educação Física.

A primeira é Nutrição em Saúde Pública, integrada por 8 docentes, que objetiva investigar indicadores clínicos, dietéticos, antropométricos, bioquímicos, socioeconômicos e epidemiológicos de grupos populacionais nos diversos ciclos da vida e a segunda são as Bases experimentais e Clínicas da Nutrição (BECN), integrada por seis docentes, e tem por objetivo investigar os efeitos metabólicos, fisiológicos, bioquímicos e moleculares associados as intervenções nutricionais em seres humanos e modelo animal em condições patológicas e não patológicas.

“Na última avaliação Trienal pela Capes o programa recebeu nota 4. O grupo sentiu-se mais motivado a submeter a proposta de criação do curso de doutorado, o qual encontra-se em fase de avaliação pela Capes”, comemora Giovana Longo.