Professor é homenageado com a Medalha Denis Agra no Premio Braskem de Jornalismo

Érico Abreu já soma 30 anos como professor da Universidade Federal de Alagoas, ricos em experiências profissionais

18/11/2015 12h54 - Atualizado em 18/11/2015 às 13h31
Erico Abreu é homenageado com a Medalha Denis Agra

Erico Abreu é homenageado com a Medalha Denis Agra

Diana Monteiro - jornalista 

Os primeiros passos para a profissão, Érico Abreu começou ainda criança, mesmo sem saber que o caminho a ser trilhado, com sucesso, seria o Jornalismo e muito menos que teria participação, na academia, na formação de profissionais. Já são 30 anos como professor da Universidade Federal de Alagoas, antecedidos com recheadas experiências: do jornalismo do batente, como editor e repórter no então Jornal de Alagoas e Semanário Extra, à Assessoria de Comunicação do Banco do Brasil, onde se destacou como principal articulador de 10 etapas consecutivas do Prêmio promovido pelo pelo Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (SindJornal), denominado atualmente de Prêmio Braskem de Jornalismo. 

A vocação, aliada à competência profissional, fazem de Érico Abreu uma referência na área de comunicação e o reconhecimento ao seu trabalho culminou com a considerada premiação máxima no jornalismo alagoano: na edição deste ano, realizada no dia 7 deste mês, ele foi homenageado e agraciado com a Medalha Denis Agra, anualmente concedida a profissionais que se destacam na profissão. Receber medalha tão referenciada ele diz ter sido uma grande surpresa, mas considera a homenagem um reconhecimento geral à sua atuação profissional: “Na academia nesses 30 anos participei da formação de uns dois mil alunos e na Assessoria do Banco do Brasil, por 13 anos fui parceiro do Sindicato dos Jornalistas para viabilização do Prêmio”, reforça Érico. 

Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Alagoas e especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações (Banco do Brasil /Universidade de São Paulo - USP), Érico Abreu foi o criador dos Prêmio Talento Universitário (Prêmio Freitas Neto), que proporciona a participação de alunos de instituições também privadas, no disputado e badalado Prêmio Braskem de Jornalismo. Tem também passagem na luta sindicalista de sua categoria, onde integrou a Comissão de Ética do SindJornal. 

Livro publicado

Recentemente Érico Abreu publicou o livro denominado de Notícia Líquida - Ensaios sobre Jornalismo no século 21, uma produção independente com a finalidade de registrar discussões do jornalismo impresso realizadas em sala de aula como professor dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo. E, por ser independente, foram impressos apenas cem exemplares, sendo também o responsável por todo o feitio da obra como capa, foto, diagramação e projeto gráfico. 

Segundo Érico, o livro é resultado de um trabalho acadêmico voltado a sua progressão funcional como docente da Ufal e para a defesa teve a participação de uma banca examinadora formada pelos professores Wagner Ribeiro, Magnólia Santos e Lídia Ramires. Sobre o trabalho, ele destaca: “O livro reúne pequenos ensaios que tratam das diferentes questões que afligem o jornalismo neste início de século. São temas resgatados das leituras, estudos e debates que desenvolvemos em sala de aula com a colaboração dos nossos alunos”, frisou Érico Abreu, fazendo valer a competência e a experiência adquiridas frente aos inúmeros desafios como jornalista e professor.