Professor do IC participa de encontro mundial de discussão de protocolo da Internet

Evento realizado em Yokohama, no Japão, disponibiliza o acesso remoto para os interessados no Brasil

03/11/2015 17h54 - Atualizado em 03/11/2015 às 19h28
Professor Lenadro Sales estará no Japão para participar do IETF

Jhonathan Pino - jornalista

Até a próximo sexta-feira, 6, o professor Leandro Sales, do Instituto de Computação (IC), da Universidade Federal de Alagoas, estará na cidade de Yokohama, Japão, participando do Internet Engineering Task Force (IETF). O evento é organizado pela Internet Society (ISOC), que reúne pesquisadores e desenvolvedores de todo o mundo para discutir futuros padrões de protocolos para a Internet. O professor será um dos quatro brasileiros convidados para o programa ISOC Fellowship to the IETF 94 - First Time Fellows.

Os envolvidos no encontro são procedentes não só de instituições de ensino e pesquisa, como também das principais empresas responsáveis pela definição do futuro da internet. “O evento é muito importante porque se discute sobre o funcionamento da Internet e diversos aspectos que podem ser melhorados. Por exemplo, a minha área de pesquisa e desenvolvimento é transmissão de mídias ao vivo, através da Internet. Apesar de se conhecer que isso hoje é possível, ainda estamos muito longe do ideal. No meu caso, estamos discutindo sobre como transmitir, de forma mais barata e acessível para qualquer usuário na Internet, vídeos ao vivo para milhões de pessoas”, frisou o Leandro.

O professor do IC salienta que parte das tecnologias discutidas lá são utilizadas em grandes eventos massivos mundiais, como a transmissão dos Jogos Olímpicos, da Copa de Mundo e da Fórmula 1. “Na área que atuo, estão se discutindo diferentes aspectos da transmissão de mídias ao vivo, desde a produção com melhor qualidade e compactação para melhorar o desempenho na hora de transmitir, até estratégias de como melhor distribuir o mesmo conteúdo para os usuários interessados, que estão localizados ao redor do mundo. Claro que isso é apenas uma área, existe muitas áreas que estão sendo pesquisadas e desenvolvidas, como novas arquiteturas para a Internet; roteamento de rede, diversos aspectos sobre o protocolo IPv6; melhorias de protocolos existentes, dentre vários outros assuntos”, acrescentou o docente.

Participação remota

Em Yokohama, ao menos duas mil pessoas estarão participando do evento, mas também é possível aos interessados de qualquer parte do planeta, acompanhar as discussões, a partir da página do encontro, desde que se cadastre como participante remoto. Depois do cadastro, será possível acompanhar palestras, reuniões e interagir com perguntas e sugestões dos pontos que estão sendo discutidos.

Para estimular a participação dos alunos do IC no evento, após sua volta, Leandro irá distribuir 40 exemplares do Livro do IETF, que entre outras coisas, explica tudo o que é necessário para se envolver na iniciativa e como propor um novo protocolo de rede. “Quem estiver interessado e desejar receber o livro, tem que se inscrever e participar remotamente do IETF 94 Meeting. Quando eu voltar, a partir do dia 16 de novembro, entregarei o livro para quem se inscreveu, priorizando quem também participou de pelo menos uma sessão remota. São apenas 40 exemplares”, salientou.

Além de Leandro, outros dois pesquisadores brasileiros estarão participando do evento, envolvidos em diversas ações que envolvem a IETF e a Isoc: Rafael Silva, também do IC, e o professor Julião Braga, da Universidade Mackenzie, de São Paulo. Ainda dá tempo de acompanhar essa discussão, veja a programação.