Professor do Campus do Sertão participa de congresso em universidade paraguaia

Murilo Alves apresentou um capítulo de livro que será lançado na Bienal

10/11/2015 17h19 - Atualizado em 11/11/2015 às 14h49
Murilo Alves, professor do curso de Letras do Campus do Sertão

Jhonathan Pino – jornalista

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) esteve representada no 1º Congresso Internacional de Educación: Traspasando Fronteras Culturales, em Assunção, no Paraguai. O evento, ocorrido no último mês de outubro, na Universidad Autónoma del Sur (Unasur), contou com a participação do professor do curso de Letras do Campus do Sertão, Murilo Alves.

No evento, o docente abordou o tema O espírito do trivium e da ratio studiorum na pedagogia jesuítica, que é um dos capítulos do livro Retórica do Sermão da Sexagésima: a hermenêutica bíblica como fundamento da argumentação e do estilo, publicado pela Edufal. A apresentação foi coordenada e debatida pela professora Marta Canese de Estigarribi, docente da Unasur e da Universidad Nacional de Asunción e autora de obras como Educación Intercultural em La UniversidadPolitica Educativa em América Latina e La pedagogia universitária en el paradigma de la integración del Mercosur.

Em um dos trechos da obra, Murilo resume o que debateu na universidade paraguaia; “Muitas são as discussões sobre a natureza da obra do Padre Antonio Vieira, tais como, se o autor é um clássico ou um barroco; se é conceptista ou cultista; se é iluminista ou, enfim, se sua obra pertence ou não ao cânone literário. Discussões que, de certo modo, estão quase exauridas, por conta da multiplicidade de abordagens já efetivadas sobre essas questões”, descreveu.

O livro poderá ser encontrado na 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que ocorre entre os dias 20 e 29 de novembro e onde ocorrerá o lançamento do título.