Prédio do Museu Théo Brandão está fechado para manutenção

No entanto, setores administrativos funcionam normalmente e para usar a Biblioteca, será preciso agendar via telefone

24/11/2015 18h26 - Atualizado em 04/12/2015 às 08h39
Prédio do Museu Théo Brandão está fechado para manutenção

Prédio do Museu Théo Brandão está fechado para manutenção

Jacqueline Batista - jornalista colaboradora

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) está com as salas de exposição fechadas. O motivo é a realização de serviços de manutenção na estrutura do edifício, envolvendo a rede elétrica, esquadrias, ferragens e pintura. Os pilares da cúpula também estão sendo recuperados.

Os setores administrativos continuam em funcionamento. Durante a manutenção, a Biblioteca está passando por uma reorganização. Para fazer pesquisas é necessário fazer agendamento pelo telefone (82) 3214-1712.

Sobre o prédio

O prédio atual, que já foi uma residência e hotel, foi adquirido pela Ufal. Antes de se tornar museu, o espaço foi residência universitária feminina. Em 1977, por ocasião da 5ª Festa do Folclore Brasileiro, realizada em Maceió, a coleção do Museu foi transferida para o local.

O palacete em estilo eclético foi construído no início do século 20. O prédio é tombado pelo Pró-Memória, órgão responsável pela proteção e promoção do patrimônio cultural, histórico, natural e científico alagoano. Entre 2000 e 2002, houve uma restauração em todo o museu e a instalação da atual exposição de longa duração.

De acordo com o diretor administrativo do MTB, Rogério Lira, a necessidade de fechar o museu durante a manutenção é para garantir a segurança e o conforto dos visitantes. “Além disso, essa decisão foi tomada porque, em algumas salas, a exposição precisou ser desmontada para preservar as peças do acervo”, explicou Lira.