Portal do Governo Brasileiro

Pinacoteca Universitária recebe exposição Moira

Abertura será nesta quinta-feira, 26, às 20h
23/11/2015 às 16h55 - Atualizado em 23/11/2015 às 17h32
context/imageCaption

Pinacoteca recebe exposição Moira a partir desta quinta-feira, 26

Ascom Pinacoteca

A Pinacoteca Universitária recebe nesta quinta-feira, 26, a exposição Moira, da artista plástica Eva Le Campion, com abertura às 20h. Composta de pinturas em tecidos e cerâmicas, a mostra reúne obras que refletem a trajetória da artista e a construção de uma poética própria.

As moiras, na mitologia grega, eram responsáveis por tecer, cortar e determinar o fio da vida dos deuses e dos humanos. A exposição apresenta um conjunto de obras em que artista tece histórias, testemunhadas durante sua vivência com adolescentes de risco, transformando-as em pinturas. “Entre vida e morte, as histórias são tecidas em fios de tinta, do início, meio e fim e isto inclui a mim mesma”, diz Eva.

A mostra traz esculturas que tem  no barro sua  matéria prima e que irão compor a obra Ceia Larga, mesa posta no segundo salão da Pinacoteca. A artista também utilizará suportes como tapetes, panos de chão, sedas e cobertores para os trabalhos de desenho e pintura. Eva Le Campion retorna à Pinacoteca Universitária, como artista convidada, após 14 anos de sua última exposição individual neste espaço. A mostra ocupa os dois salões, com 16 obras e encerra brilhantemente a pauta de exposições de 2015.

Aplicativo da Exposição

A exposição Moira possui um aplicativo desenvolvido para celular, com o objetivo de disponibilizar conteúdos exclusivos sobre o trabalho da artista, além de facilitar o acesso às demais informações sobre a mostra. Para baixar o aplicativo da exposição, acesse o site.

Sobre a artista

Eva Le Campion é alagoana, formada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas, em 1980. Frequentou a escola de Artes Visuais do Parque Laje, Rio de Janeiro. Cursou, e também ensinou, desenho e pintura no Ateliê da Fundação Pierre Chalita.

Eva desenvolveu trabalhos artísticos com jovens carentes e em situação de risco desde 1999, quando trabalhou na Cruz Vermelha – programa de atividades com oficinas de tecelagem e cerâmicas que a artista realizou com a comunidade  carente de Maceió.

Serviço  

O quê: Exposição Moira

Quando: 26 de novembro, às 20h

Onde: Pinacoteca Universitária, Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso do Espaço Cultural

Horário de visitação: de 27 de novembro a 24 de janeiro de 2016 (segunda a sexta, das 8h às 18h)

Entrada: Gratuita

Mais informações: (82) 3214-1545 | pinaufal@gmail.com

Curta a página: www.facebook.com/expomoira