Pesquisa do Centro de Educação recebe Prêmio Internacional Paulo Freire no Mercosul

Professora Marinaide Queiroz coordenou o estudo premiado

13/11/2015 17h06 - Atualizado em 13/11/2015 às 20h27
Marinaide Lima de Queiroz Freitas (Foto Guilherme Feijó - CCSCapes)

Redação Ascom

O trabalho de pesquisa denominado A leitura e a formação de leitores no estado de Alagoas – Estudo e intervenção de alfabetização em educação de jovens e adultos, foi laureado com o Prêmio Paulo Freire, ao concorrer na categoria Experiências Inovadoras em Estratégias de Formação. Desenvolvido no âmbito do Observatório Alagoano de Educação, projeto é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenado pela professora Marinaide Lima de Queiroz Freitas, do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas.

A coordenação internacional da seleção coube à Universidade de Córdoba, Argentina, que gere atualmente o Programa de Apoyo al Sector Educativo Del Mercosur (Pasem) com financiamento da União Europeia. A pesquisadora Marinaide Freitas concorreu com diversas universidades do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, integrantes do Mercosul. "É um reconhecimento externo muito importante ao nosso trabalho cotidiano de pesquisa no Centro de Educação e que muito nos estimula para continuarmos com nossas ações em favor do processo de formação de leitores em Alagoas", disse a educadora.

Segundo Marinaide, a pesquisa foi dirigida para a modalidade de educação de jovens, adultos e idosos. "Essa pesquisa, que visa melhorar a formação docente para impactar o processo de leitura em Educação de Jovens e Adultos (EJA), só foi possível graças ao apoio da Capes e do envolvimento de nossa equipe de pesquisadores e pesquisadoras", explicou a coordenadora.

O resultado, segundo afirmou, reflete os quatro anos de trabalho (2011-2014) do projeto em salas de aula em 4 escolas selecionadas na periferia de Maceió, como lócus da pesquisa, que contou com doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, bolsistas Pibic e docentes das escolas selecionadas. Além do acompanhamento e da observação das aulas, a coleta de dados contou com entrevistas abertas, filmagem de 240 horas de aula e transcrição dos vídeos, para a posterior análise e retorno dos resultados às escolas pesquisadas.

A equipe que participou da pesquisa vencedora do Concurso de Experiências Inovadoras do Pasem – Prêmio Paulo Freire foi composta pelos pesquisadores: Adriana Cavalcanti Santos, Edna Telma Fonseca e Silva Vilar, Antonio Francisco Ribeiro de Freitas, Valéria Campos Cavalcante Nadja Naira Ribeiro e Marinaide Lima de Queiroz Freitas, que também coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Alfabetização em Alagoas (Nepeal), também do Cedu, além de bolsistas do curso de Pedagogia. Em decorrência da premiação, a experiência exitosa foi publicada no Banco de Experiências do Pasem e está disponível neste endereço eletrônico.