O historiador e suas fontes será um dos temas debatidos durante a Bienal do Livro de Alagoas

Serão realizados três eventos simultâneos de História, reunindo pesquisadores e estudantes

05/11/2015 12h22 - Atualizado em 09/11/2015 às 10h56
Professor Gian Carlo de Melo, coordenador do Encontro Nacional de História

Lenilda Luna - jornalista

Já é de conhecimento público que a Bienal do Livro de Alagoas, que terá sua 7ª edição entre os dias 20 a 29 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió, tem uma programação diversificada que vai muito além de lançamentos e vendas de livros. Esse grandioso evento, em números de atividades e de visitantes, também fomenta o debate científico nas mais diversas áreas.

Este ano, fará parte da programação a realização de três eventos simultâneos no campo da História: o 7º Encontro Nacional de História da Ufal, com o tema “O historiador e suas fontes”; 2º Colóquio PIBID-História e o 1º Encontro do Sistema Estadual de Arquivos. Estes eventos serão realizados de 26 a 28 de novembro de 2015. "Organizar um evento em parceria com toda equipe da Bienal é sempre um prazer e uma honra, são competentes e organizados e já fizemos boas parcerias antes e essa será mais uma de muito sucesso", comemora o professor Gian Carlo de Melo Silva, que coordena a programação junto com a professora Wilma Maria Nobrega Lima.

A realização do Encontro Nacional de História e das demais atividades envolve: o Núcleo de Estudos Sociedade, Escravidão e Mestiçagens (Nesem),o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid História) o Programa de Pós-Graduação em História, a Licenciatura em História, o bacharelado em História e o Arquivo Público de Alagoas. "O grande desafio é conseguir reunir tantos historiadores de renome nacional e internacional, que possuem pesquisas em várias áreas da História", destaca o coordenador dos eventos.

Os debates sobre o tema central, "O historiador e suas fontes", serão realizadas por meio de mesas redondas com a participação de debatedores da Ufal e de outras instituições, como por exemplo: Flávia Maria de Carvalho, que é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas, doutora em História Social (UFF) e realiza pesquisas sobre a História de Angola e de regiões da África Centro Ocidental; Suely Creusa Cordeiro de Almeida, doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com bolsa sanduíche pela Universidade Clássica de Lisboa, entre outros convidados.

As conferências também vão contar com nomes conhecidos, como: Luiz Roberto de Barros Mott, um antropólogo, historiador e pesquisador, ativista pelos direitos civis da comunidade LGBT; Mary del Priore, ex professora de Historia da USP e da PUC/RJ, pos-doutorada na Ecole Des Hautes Etitudes En Sciencies Sociales, de Paris, tem 37 livros de historia publicados. Serão conferencistas também, Verena Alberti e Francisco Carlos Teixeira. "São historiadores que engrandecem a constelação de Clio (Deusa da História). Francisco Carlos Teixeira e a Mary Del Priore são vencedores do prêmio Jabuti no ano passado e, juntos com o Mott, Verena, Samuel, Bruno, Antônio, Flávia, Michelle e eu, estamos contribuindo para historiografia nacional", ressalta Gian Carlos.

Segundo o professor, os pesquisadores mais conceituados que estarão nesse encontro, Mott, Mary, Francisco e Verena, têm grandes contribuições para historiografia nacional, alguns são membros de institutos e organizações de História ao redor do Mundo. "Travar debates nesse nível aqui mesmo em Alagoas é uma tarefa árdua. Construir um evento assim, neste ano de 2015, com poucos recursos, é um desafio. Mas os professores estão vindo pela vontade de debater e refletir sobre história. Estamos conseguindo manter o evento com o menor custo possível, o que nos possibilitou fazer as inscrições com uma campanha de doação de alimentos, algo que nunca foi realizado na Bienal", relata o professor.

Considerando a qualidade dos palestrantes que estarão no Encontro Nacional de História e nos demais encontros paralelos, o coordenador do evento reforça que os interessados realizem logo as inscrições. "É muito importante a participação de estudantes, professores e demais pessoas, por ser uma oportunidade única de ver todos esses historiadores reunidos, construindo diálogos sobre vários temas, sobre a história e a sala de aula, sobre o que nos faz parte da História de Alagoas, do Brasil, do Mundo", finaliza o professor Gian Carlo.

As inscrições para o evento podem ser feitas no site .