Mulheres Quilombolas participam de Marcha das Mulheres Negras em Brasília

O Neab conseguiu, com a ajuda de parceiros, dois ônibus que partiram do Espaço Cultural

16/11/2015 11h21 - Atualizado em 17/11/2015 às 19h18
Professora Clara Suassuna ja programa a ida a Bienal

Professora Clara Suassuna ja programa a ida a Bienal

Lenilda Luna - jornalista 

No mês da consciência negra, os integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da Universidade Federal de Alagoas está se desdobrando para dar conta de várias atividades e convites para palestras. "Já fomos falar sobre as políticas afirmativas da Ufal e a importância das cotas em universidades particulares como a Unit e o Cesmac", relata Clara Suassuna, diretora do Neab. 

Mas, entre as atividades de maior peso para esse mês, o Núcleo trabalhou para garantir a participação de mulheres quilombolas, ciganas e marisqueiras, de comunidades alagoanas, na Marcha das Mulheres Negras, que acontece em Brasília, no dia 18 de novembro, e pretende ser uma grande manifestação contra o Racismo. 

Para enviar a delegação alagoana, o Neab foi buscar parceiros. "Os ônibus foram conseguidos com a ajuda do Sindicatos dos Trabalhadores da Ufal [Sintufal] e do Sindicato dos Jornalistas [Sindjornal]. Também realizamos uma festa, no dia 29 de outubro, onde conseguimos arrecadar fundos para essa viagem", conta a coordenadora do Neab. 

Outros parceiros como o restaurante Akuaba e supermercados ajudaram com itens para preparar um kit de lanches para a viagem de dois dias até Brasília. "Chegando lá, as mulheres terão alojamento e as refeições garantidas pela organização dos Movimentos Sociais. São mulheres de baixa renda, que não têm recursos para se alimentar durante esse longo trajeto", explica Clara Suassuna. 

Bienal

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros também vai participar ativamente da Bienal do Livro de Alagoas, no período de 20 a 29 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió. "Teremos lançamentos de livros com a temática afro-brasileira e debates sobre o sistema de cotas e outras políticas afirmativas nas universidades. Esse ano, queremos que os nossos alunos cotistas relatem suas experiências", ressaltou Clara Suassuna.