Mostra de Cinema Infantil reúne crianças no Festival de Cinema de Alagoas

Pela primeira vez, evento recebeu tradutores intérpretes de Libras para pessoas surdas

03/11/2015 17h21 - Atualizado em 03/11/2015 às 20h44
Crianças da rede municipal de ensino na Mostra de Cinema Infantil (Foto - Ana Paula Pontes)

Natália Oliveira – estudante de Jornalismo, enviada especial

Penedo - Na manhã desta terça-feira (3), o Teatro Sete de Setembro foi tomado por muita animação e aprendizado. Cerca de 200 estudantes da rede municipal de ensino de Penedo prestigiaram a Mostra de Cinema Infantil no primeiro dia do 5º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, promovido pela Universidade Federal de Alagoas.

Os pequenos espectadores assistiram a cinco animações em curta-metragem: A terra a gastar; Calango Lengo – morte e vida sem águas; Mocó Jack; O menino Terra; e Kauan e a lenda das águas. As produções, escolhidas por curadoria, são de produtoras, como a Programadora Brasil, Circuito Tela Verde e Magna Cultural, e narram histórias voltadas a temas ambientais, como poluição, seca e contrabando de animais silvestres.

Entre um filme e outro, as crianças opinavam sobre a história deles e sugeriam soluções para as questões ambientais abordadas nos roteiros. Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Santa Luzia, Rosângela dos Santos, a Mostra Infantil é um espaço de lazer e aprendizado para as crianças. “Para elas é uma novidade! Tem criança que disse ‘Tia, eu nunca fui ao teatro’, então é maravilhoso trazê-los para cá. Não queremos nos reter somente à exibição, e, sim, dar continuidade ao que foi abordado nos filmes dentro da sala de aula”, enfatizou.

Em meio às crianças de 6 a 10 anos, estava Sandra Rodrigues acompanhada do filho e sobrinho. A enfermeira soube da programação infantil e não pensou duas vezes para levar a família à sessão. “É importante para eles terem a cultura de ir ao cinema e de gostar de arte. A oportunidade de assistir a filmes é ótima para a realidade de Penedo, que não tem sala de cinema ativa”, destacou.

Este ano, o Festival também se preparou para receber pessoas com deficiência. Seis espectadores surdos puderam assistir aos filmes da Mostra Infantil, graças à presença de tradutores intérpretes de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. É a primeira vez que o Festival traz profissionais especialmente para dar assistência ao público com surdez nas sessões de cinema infantil e à Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental.

“Os surdos têm dificuldade de ter acesso ao esporte, ao lazer, à cultura. Não há acessibilidade. Há surdos que nunca foram ao cinema e mesmo se fossem assistir a um filme em português, seria um cinema mudo, pois não há legenda”, relatou Joseane Santos, tradutora intérprete de Libras da Unidade de Ensino de Penedo da Ufal.

A Mostra é aberta ao público e segue até a próxima quinta-feira, 5, no Teatro Sete de Setembro, das 8h30 às 12h30. Até lá, serão exibidos mais nove filmes para crianças de outras escolas municipais de Penedo.

Confira a programação completa no site.