HU organiza mutirão de combate ao câncer de pênis

Campanha organizada pelo Serviço de Urologia do Hospital será no dia 28

13/11/2015 12h02 - Atualizado em 13/11/2015 às 14h56
Doutor Humberto Montoro, coordenador do Serviço de Urologia do HU, fala da iniciativa

Doutor Humberto Montoro, coordenador do Serviço de Urologia do HU, fala da iniciativa

Ascom HU

Como parte das ações educativas e assistenciais para promover a saúde do homem, o Serviço de Urologia do Hospital Universitário realiza no dia 28 deste mês de novembro, um mutirão de combate ao câncer de pênis, que tem incidência elevada nos países subdesenvolvidos e também no Nordeste do Brasil. O mutirão contará com a participação de urologistas voluntários do hospital e integrantes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) que farão consultas para exames locais em homens com lesões penianas suspeitas, além do diagnóstico da doença e encaminhamento para cirurgia de postectomia, nos casos em que o procedimento for indicado. 

O médico que coordena o serviço, doutor Humberto Montoro, enfatiza que a iniciativa é uma contribuição ao movimento Novembro Azul. “Em outros anos nossa participação visava conscientizar os homens a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas este ano, em função da incidência, que vem aumentando, vamos direcionar a ação para o câncer de pênis”, informa Montoro. 

Segundo a SBU, o câncer de pênis tem relação direta com a irritação crônica do órgão por má higiene, fimose e doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV. O homem com câncer de pênis apresenta inicialmente lesões que acometem a glande (80% dos casos), o prepúcio (15%) ou sulco coronal (5%). A postectomia é o nome que leva o processo de remoção cirúrgica do prepúcio, a pele que cobre a cabeça do pênis. É indicada para algumas condições médicas, como a fimose, além de facilitar a higiene do órgão.