HU e Sociedade Brasileira de Dermatologia realizam campanha de combate ao câncer de pele

Iniciativa será aberta ao público neste sábado, 7, na sede do Hospital

04/11/2015 15h08
Mutirão para detectar câncer de pele será neste sábado no HU

Ascom HU

Neste sábado, 7, das 9h às 15h, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizam campanha de combate ao câncer de pele. A iniciativa oferta a oportunidade de se consultar gratuitamente com o médico dermatologista, fazer exame da pele, diagnóstico e encaminhamento para tratamento da doença em 23 estados. Em Alagoas, a campanha este ano não ficará concentrada apenas no HU. Pela primeira vez, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) também participa do mutirão nacional de atendimento para combater o câncer de pele.

Praticamente todos os dermatologistas do Hospital, além dos médicos residentes em dermatologia, estarão envolvidos na campanha para orientar, examinar a pele das pessoas que comparecerem e fazer o encaminhamento do usuário ao tratamento, inclusive cirúrgico. Para ter acesso basta ir ao Hospital no sábado, no horário estipulado para a ação, munido de documentos pessoais. Não é preciso ter o cartão do HU.

O coordenador da campanha em Alagoas, doutor Everson Leite, orienta ao usuário para só comparecer ao hospital no sábado se apresentar um ou mais “sintomas indicativos” do câncer de pele, como ferida que não cicatriza em 4 semanas; manchas que coçam ou têm prurido ou sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, de forma e de cor (pintas com bordas irregulares, com várias cores, que tem metade diferente da outra). Se o usuário tiver outros problemas de pele deve marcar, por meio de encaminhamento do CORA, uma consulta com o Ambulatório de Dermatologia.

A campanha nacional de combate ao câncer de pele terá o envolvimento de cerca de três mil dermatologistas voluntários, realizando consultas gratuitas em 121 postos de atendimentos. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização em todo o país.

Sobre o câncer de pele

O clima tropical do Brasil e ação destrutiva do homem com o meio ambiente têm exposto, cada vez com mais intensidade, a população à radiação ultravioleta natural, proveniente do sol, e que é a principal causa de surgimento do câncer de pele. As estatísticas sobre a doença, que pode levar à morte, confirmam essa realidade e mostram que o câncer de pele é o de maior incidência no país, com mais e 135 mil novos casos ao ano, segundo informa a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Qualquer pessoa que costume se expor sem proteção e de forma prolongada e frequente ao sol, quer por atividades profissionais ou de lazer, é um candidato potencial a desenvolver o câncer de pele, sendo que esse risco aumenta quando a pele é clara. Muitas já contraíram a doença, mas, por desconhecerem as características ou por dificuldades no acesso ao diagnóstico, só chegam ao consultório médico quando o câncer de pele está avançado, dificultando a cura ou a cura sem sequelas estéticas ou funcionais.