Festival de Cinema tem noite do audiovisual alagoano

Mostra Sururu exibirá filmes concorrentes de 2014

06/11/2015 18h19 - Atualizado em 06/11/2015 às 18h27

Jhonathan Pino - jornalista, enviado especial

Penedo – Nesta sexta-feira, 6, ocorre a noite audiovisual alagoana no Festival Universitário de Cinema, em Penedo. No local serão exibidos seis curtas-metragens produzidos no Estado e selecionados entre os concorrentes da 5ª Mostra Sururu, em 2014, com a curadoria do realizador e produtor audiovisual, Rafhael Barbosa.

 “A seleção dos filmes que serão exibidos em Penedo este ano foi elaborada pensando em títulos que pudessem construir um panorama da diversidade estética e temática da última safra. Pensamos também em filmes que tivessem um certo apelo popular, levando em conta uma exibição na praça. Mas há também filmes mais densos e ousados. É um recorte para o público de Penedo e também um convite para conhecer mais sobre a produção local”, destacou Rafhael.

Para o realizador, a Mostra também colabora com a carreira nacional dos filmes, trazendo curadores nacionais para o júri. “Desde que foi criada em 2009 a Mostra Sururu desempenha um papel muito importante para o desenvolvimento do cinema alagoano. Ela estimula as produções, reconhece os talentos e apresenta cada nova safra a um público cada vez maior. Não é exagerado dizer que a Mostra é um dos culpados pelo avanço da produção atual”, frisou.

A realização da Mostra Sururu, em Penedo, também é uma forma de antecipação para a próxima edição do evento, que ocorre entre os dias 17 e 20 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió, com uma homenagem aos 200 anos de da cidade. “Pelo que temos visto da safra desse ano, podemos antecipar que será uma seleção que debaterá a cidade como nunca”, destacou Raphael. As inscrições iniciam no próximo dia 10 de novembro e permanecem abertas até dia 25. Para mais informações, acesse a página da Mostra Sururu.

O Festival de Cinema em Penedo ocorre até este sábado, 7, com realização do Workshop Financiarte, com Ernani Viana, apresentação de trabalhos acadêmicos, Mostra de Filmes Caxias do Sul, roda de conversa com os realizadores da Mostra Competitiva, Mostra Nacional, shows artísticos e anúncio dos vencedores.

Veja programação completa aqui