Espaço Cultural recebe 2º Encontro Brasileiro de Claronistas da Região Nordeste

Evento ocorrerá de 12 a 15 de novembro e traz nomes internacionais para Maceió; inscrições seguem até domingo

04/11/2015 15h31 - Atualizado em 05/11/2015 às 21h39

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Maceió sediará o 2º Encontro Brasileiro de Caronistas - Região Nordeste. O evento ocorrerá de 12 a 15 de novembro no Espaço Cultural Universitário, localizado na Praça Sinimbu, e no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro, e é direcionado a claronistas, clarinetistas e saxofonistas. Com o tema O Clarone no Brasil: história e perspectivas, o encontro propõe retomar a história do instrumento no país, avaliar o cenário atual e definir estratégias de ações para fortalecer os trabalhos relacionados ao clarone no âmbito artístico e acadêmico.

Os músicos interessados em participar do encontro podem se inscrever até domingo, 8, pelo site do evento. O participante deve preencher o formulário no link, pagar uma taxa de R$ 10,00 via depósito bancário e enviar o comprovante para o endereço encontrobrasileiroclarone@gmail.com. Após isso, o participante deve aguardar a confirmação de inscrição via e-mail. No ato da inscrição, o participante que não reside em Maceió pode solicitar alojamento gratuito. São 120 vagas disponíveis no Complexo Esportivo do Estádio Rei Pelé. A organização do evento informa que é preciso levar roupa de cama e material de higiene pessoal.

Para o professor de Música da Universidade Federal de Alagoas e coordenador do evento, Flávio Ferreira, trazer o 2º Encontro Brasileiro de Claronistas para o Nordeste proporciona um intercâmbio nacional mais amplo. “O primeiro encontro foi em Minas Gerais em janeiro de 2015 e eu fui o único professor da região nordeste que participou. Quando saí de lá, pensei na importância de trazer um evento desse porte para a região. Assim, é possível incluir os profissionais que atuam como claronistas e atrair estudantes para esse campo de estudo, que tem crescido bastante nos últimos anos”, ressaltou.

Programação

A programação contará com aulas, master classes, palestras, oficinas e concertos de diversos professores e artistas brasileiros e estrangeiros. Ao todo, 12 convidados participarão do evento. São eles: Batista Júnior (RJ), Crisóstomo Santos (PE), Flávio Ferreira (AL) coordenador, Gueber Santos (PE), João Paulo Araújo (RN), Mário Marques (SP), Maurício Carneiro (PR), Orquestra Potiguar de Clarinetas (RN), e Sérgio Albach (PR).

O músico holandês Henri Bok, um dos convidados para o encontro, é um dos responsáveis pela divulgação mundial do clarone como instrumento. Seu livro New Techniques for the Bass Clarinet, escrito em 1989 e revisado em 2011, é considerado material essencial para compositores e instrumentistas interessados em técnicas expandidas. No Brasil, Henri Bok se destaca como professor e artista convidado em diversos eventos e vem realizando importantes trabalhos em parceria com compositores, incentivando a produção musical brasileira para clarone.

Outro convidado internacional é o italiano Paolo de Gaspari, é considerado um dos maiores expoentes da técnica contemporânea para o clarineta-baixo e está presente no panorama internacional desde 1998, tocando e lecionando em diversos países europeus. Desde 2003, é professor na Academia Internacional de Clarineta-Baixo de Pordenone (Itália) e, desde 2007, professor visitante do mesmo instrumento no Conservatório de Birmingham (Reino Unido).

Já dentre os convidados brasileiros está Luiz Afonso Montanha, doutor em Performance pela Universidade Estadual de Campinas e, desde 1992, professor de Clarinete e Música de Câmara no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). O músico tem grande atuação como solista e camerista, com apresentações no Brasil, Europa e Estados Unidos. Como solista, venceu os prêmios Eldorado de Música (1993) e Esso de Música (Holanda, 1996).

Sobre o evento

O evento é uma realização da Ufal, por meio do curso de Graduação em Música e da Escola Técnica de Artes (ETA), em parceria ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), com apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Secretaria de Estado de Cultura de Alagoas (Secult/AL) e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas. Mais informações no site.

O quê:  2º Encontro Brasileiro de Claronistas - Região Nordeste

Quando: 12 a 15 de novembro