Escola Técnica de Artes da Ufal traz a Maceió renomado violinista

Apresentação de Alessandro Borgomanero é a grande atração no Teatro Jofre Soares, nesta sexta

25/11/2015 14h35

André Ferro – estudante de Jornalismo

O 1º Encontro de Cordas da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) traz a Maceió o professor e violinista Alessandro Borgomanero. A apresentação será nesta sexta-feira, 27, às 19h, no Teatro Jofre Soares. O evento é aberto ao público, com entrada franca e pretende levar a boa música a um número crescente de ouvintes.

Alessandro Borgomanero, nascido em Roma, é mestre pela Universidade de Música Mozarteum, de Slzburg, e estudou na turma do também violinista Ruggiero Ricci. No currículo de Alessandro, há passagens por vários países, como Aústria, Escócia, Inglaterra, França, Holanda, Portugal, entre outras, incluindo o Brasil, onde gravou CD, em 2011, com músicos nacionais.

O Encontro é promovido pelo Camerêta, grupo criado pela professora Lílian Pereira, para trabalhar peças dos mais diversos períodos da música para a formação camerística. O projeto tem nos instrumentos de corda com arco sua base, mas busca uma interação com todos os instrumentos existentes, gerando assim uma rica experiência de construção musical.

No repertório estão produções de diversos períodos, da Barroca à contemporânea, numa busca pela produção de sonoridades quase artesanais, gerando uma experiência estética diferenciada por meio dos reflexos históricos dados pelos compositores. O grupo é formado por alunos do curso Técnico em Música da Ufal, com habilitação em Violino e Viola.

De acordo com sua mentora, Lílian Pereira, a Camerêta busca proporcionar aos alunos do curso a possibilidade de serem solistas com obras escritas para seus respectivos instrumentos, assim como ter acesso a professores e grandes solistas.