Encontros de História são realizados durante 7ª Bienal de Alagoas

Pesquisadores, profissionais e estudantes expõem seus trabalhos até sábado, 28, no Centro de Exposições

26/11/2015 17h15
Professor Gian Carlo conversou sobre as relações da igreja e o casamento

Jhonathan Pino - jornalista com fotos de Renner Boldrino

Jaraguá - Nesta quinta-feira, 26, tiveram início o 7º Encontro Nacional de história da Universidade Federal de Alagoas, o 2º Colóquio Pibid-História e o 1º Encontro do Sistema Estadual de Arquivos. Os três eventos acontecem simultaneamente e contam com mais de 300 pessoas durante a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Exposições Ruth Cardoso.

A primeira atividade foi uma mesa-redonda, onde foram debatidas as fontes históricas dos séculos 16 e 19. A mesa contou com Sueli Almeida, Flávia Carvalho, Célia Nonata e Gian Carlo de Melo. “O intuito era debater fontes, então cada um pegou sua experiência com as fontes de pesquisa, o que fez, o que tem de mais novo e o que é que pode ser achado para pensar no cotidiano”, disse Gian.

À tarde, o professor Samuel Albuquerque, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), abordou o cotidiano das famílias da aristocracia brasileira no século 19. “É um estudo que busca compreender o que era viver no seio da elite brasileira oitocentista, a partir das experiências preceptoras alemãs. Era muito comum no século 19 que as famílias da nossa elite, sobretudo os aristocratas, contratassem educadoras para passar a viver nos lares dessas famílias e instruir suas filhas. Isso aconteceu em todo o Brasil. Onde existia riqueza e famílias bem estabelecidas, socialmente e economicamente, existia a contratação dessas mulheres”, destacou o pesquisador.

A investigação debatida durante a tarde foi um desdobramento da Tese de Samuel, que foi defendida em 2013, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e publicada em parte pela Editora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o título Nas memórias de Aurélia: cotidiano feminino no Rio de Janeiro do século 19.

Quem encerra a atividade do primeiro dia é Luiz Mott, da Universidade de São Paulo, em conferência na Sala Jatiúca. No dia seguinte, 27, ocorre a mesa-redonda O historiador e suas fontes – séc. 20-21, na sala Massayok B, a partir das 10h. Pela tarde, a partir das 14h, ocorre as oficinas de Arquivos e bancos de dados na produção da pesquisa histórica, com Luana Teixeira, e História Digital: processos, teorias e práticas, com Bruno Leal. A conferência de Verena Alberti, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, encerra as atividades do dia, as 18h, no auditório Massayok B.

No sábado, 28, a mesa-redonda Os arquivos e as fontes documentais em Alagoas acontece as 10h na sala Jatiúca. As 14h, na mesma sala, ocorre a conferência de Mary Del Priore. As 19h, no Café Cantinho das ideias, ao lado da Edufal, ocorrerá o lançamento de livros da área de História.