Edufal lança seis livros sobre as Ciências da Saúde na 7ª Bienal de Alagoas

Uma das publicações foi vencedora do Prêmio Gilberto de Macedo promovido pela Editora

23/11/2015 13h16 - Atualizado em 23/11/2015 às 13h17
Edufal lança seis livros sobre as Ciências da Saúde na 7ª Bienal de Alagoas

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo com fotos de Aline Lima

Jaraguá - Na noite do último domingo (22), a Editora da Universidade Federal de Alagoas lançou seis livros sobre as ciências da saúde, no Cantinho Café Literário, durante a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. No discurso de lançamento dos livros, a diretora da Edufal, Stela Lameiras, reforçou o desejo e a satisfação de promover uma Bienal que saísse dos muros acadêmicos e fosse ao encontro da sociedade alagoana.

“O que temos nessa bancada fantástica são pessoas que colocam a ideia no papel e dividem com a gente. Eu me sinto muito feliz ao ver quantas pessoas dizem ‘sim’ à Bienal, porque é algo que construímos coletivamente, com a equipe Edufal, a Universidade, os realizadores, os apoiadores e os patrocinadores”, disse Stela Lameiras.

Ainda durante o discurso inicial, a diretora deu a palavra à artista Mirian Rocha, que expõe a técnica de sobreposição de tecidos em quadros no espaço da Edufal. “Agradeço a hospedagem que a editora deu às minhas obras, e, em especial, à professora Stela por esse momento tão importante para a cultura em Alagoas”, disse Mirian.

Um dos livros lançados foi Determinantes sociais da saúde: um olhar para a questão étnico-racial, vencedor do Prêmio Gilberto de Macedo, promovido pela Edufal no edital destinado às publicações para a Bienal. Organizado por Daniel Antunes Freitas e Maria das Graças Taveira, professores da Faculdade de Medicina (Famed), o título apresenta uma leitura histórica e científica da força das questões sociais na realidade da saúde.

Para Daniel Freitas, falar sobre como as questões sociais influenciam a saúde das pessoas faria muito feliz Gilberto de Macedo, professor emérito da Ufal. “Nosso livro trata da saúde da população negra, com enfoque especial na saúde da população quilombola. Fico muito feliz que Alagoas possa lançar um livro sobre a saúde dessas pessoas dois dias após a comemoração do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra”, comemorou o professor.

Demais publicações

Outras cinco obras foram lançadas na última noite de domingo. Foram elas:

Hospital do açúcar: arquitetura e assistência à saúde: 50 anos de história, de Márcia Monteiro;

O enfermeiro no caminho do cuidado à saúde mental, de Eliezel Alves dos Anjos e Yanna Nascimento;

Manual de procedimentos de enfermagem, de Karol de Farias, Katyenny da Silva e Cristiane Nascimento;

Reflexões sobre a formação médica: efeitos de sentidos da noção de competências, de Larisse de Araújo e Francisco Soares; e

Tecnologias da relação interpessoal em enfermagem: empatia, escuta, comunicação e acolhimento, de Maria de Albuquerque e Mércia Brêda.