Edufal lança 100 títulos durante a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Editora contempla escritores alagoanos com publicações inéditas, de 21 a 29 de novembro

21/11/2015 19h51 - Atualizado em 21/11/2015 às 19h52

Myllena Diniz - jornalista

O público da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas terá a oportunidade de conferir o lançamento de 100 obras publicadas com o selo da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), todas de escritores locais. As noites de autógrafos ocorrem de 21 a 29 de novembro, sempre às 19h, no Café Literário Cantinho das Ideias, ao lado do estande da Edufal.

Os visitantes poderão prestigiar os autores e conhecer as novidades publicadas pela Edufal, ao longo da programação da Bienal. Títulos com temáticas variadas prometem atrair o público, mas os grandes destaques são as obras em referência à capital de Alagoas, Maceió – homenageada na sétima edição do evento.

De acordo com a coordenadora editorial da Edufal, Fernanda Lins, 60 dos 100 títulos lançados foram contemplados pelo Edital da Bienal. “A seleção priorizou autores vinculados à Universidade Federal de Alagoas e obras relacionadas à cidade de Maceió. As produções também deveriam atender ao critério de ineditismo”, detalhou.

Neste sábado, 21, tem início a programação de lançamentos, com as obras No fio da memória: textos jornalísticos publicados no Caderno B, de Janayna Ávila; Jorge & Murilo, de Gilda Vilela Brandão; e A testemunha às avessas ou o narrador desconfiado: história e ficção em Memórias do Cárcere, de Fábio Santos. Também serão lançados, na mesma noite, os títulos A criação textual na sala de aula, de Eduardo Calil e Catherine Boré, e Missão das ONGs em um terceiro setor profissionalizado, de Mariana Félix de Melo.

Para a 7ª Bienal, também está previsto o lançamento do livro vencedor do Prêmio Gilberto de Macedo – Determinantes sociais da saúde: um olhar para a questão étnico-racial, organizado por Daniel Freitas e Maria das Graças Taveira. A premiação será celebrada no domingo, 22, às 19h.

Confira a programação completa dos lançamentos no arquivo anexo.

Sobre a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

A 7ª Bienal de Alagoas ocorre até 29 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, com o tema Palavras, sons e imagens: universos de sentidos. O evento conta com a representação de editoras do Brasil e do exterior, distribuídas em 133 estandes, com exposição de mais de 30 mil títulos. Neste ano, a expectativa é de que cerca de 300 mil pessoas participem das atividades.

O evento é uma realização da Ufal em parceria com a Fundepes, o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió. Também possui o apoio cultural das seguintes instituições: Imprensa Oficial, Braskem, Sesc, Fapeal, Gráfica Moura Ramos, Senac, Sebrae Alagoas, Unopar e Ceap.