Docente participa de Congresso Internacional de Engenharia Geotécnica

Juliane Marques levará a Buenos Aires pesquisas desenvolvidas com alunos do Ctec

13/11/2015 17h13
Juliane Marques é coautora do livro Métodos de Investigação do Subsolo, publicado pela Edufal

Jhonathan Pino - jornalista

Entre os dias 15 e 18 de novembro a professora Juliane Marques, do Centro de Tecnologia, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participará do Congresso Panamericano de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, em Buenos Aires, Argentina. Trata-se de um dos eventos mais importantes da área de Geotecnia, em que a docente apresentará dois artigos produzidos a partir de parcerias.

Na segunda-feira, 16, Juliane apresentará um artigo coproduzido com a professora Viviane Carrilho. Ele é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estudo da Correlação entre os ensaios sondagem e percussão (SPT) e penetrômetro portátil Barra Mina (BM), defendido por Daniele Mendes, em dezembro de 2014, sob orientação de Juliane.

Em seguida, a docente compartilhará os resultados de uma obra que projetou junto com o engenheiro Ricardo Marques e o ex-aluno Dimas Leão. Trata-se de um estudo de caso dos Ensaios de placa executados em solos da Formação Barreiras em Maceió.

O evento ocorre paralelo a dois outros grandes eventos da área, o Congresso Sul-Americano de Mecânica das Rochas e o Simpósio Internacional de Características de Deformação de Geomateriais.