Consuni referenda candidatos mais votados pela comunidade universitária

Valéria Correia e José Vieira serão, agora, nomeados para os cargos de reitora e vice-reitor da Ufal pela presidente da República, Dilma Rousseff

12/11/2015 18h07 - Atualizado em 13/11/2015 às 00h22
Reitor Eurico Lôbo cumprimenta os futuros gestores da Ufal, Valéria Correia e José Vieira, escolhidos pela comunidade universitária e referendados pelo Consuni

Lenilda Luna - jornalista

Em reunião rápida e tranquila do Conselho Universitário, realizada nesta quinta-feira, 12, foram votados os nomes dos candidatos a reitor e vice-reitor que vão compor a lista tríplice a ser enviada à Presidência da República. Como a Universidade Federal de Alagoas estabeleceu a consulta pública à comunidade universitária, desde 1987, os conselheiros referendam os nomes mais votados na eleição. Dos 42 conselheiros presentes, 40 votaram em Valéria Correia para reitora e José Vieira, vice-reitor. Os demais candidatos receberam, formalmente, um voto cada, e vão integrar a lista.

O processo de consulta pública aconteceu no dia 5 de novembro, em segundo turno, com a disputa bastante acirrada entre as candidatas Valéria Correia e Rachel Rocha. A chapa 1, de Valéria, conquistou 51,63% dos votos, contra 48,37% da Chapa 2. Por respeito ao resultado da consulta pública, os demais concorrentes não participaram da inscrição para compor a lista tríplice enviada ao governo federal. Além dos nomes indicados pela comunidade universitária e referendados pelo Consuni, a lista será composta pelos seguintes nomes: Alejandro Frery e Suzana Barrios, para o cargo de reitor; Júlio Gomes e Osvaldo Batista, para o cargo de vice-reitor.

A reunião foi presidida pelo reitor Eurico Lôbo que, após a votação, convidou para a mesa os candidatos eleitos. José Vieira, vice-reitor, saudou os conselheiros destacando a importância do processo de consulta pública. "Vivemos uma intensa experiência democrática nos últimos sete meses, onde projetos de universidade foram colocados em disputa, respeitando todos os envolvidos no processo. Esse exercício da democracia nas universidades brasileiras é um marco conquistado ainda no difícil período da Ditadura Militar", lembrou Vieira.

O vice-reitor eleito também ressaltou as dificuldades pelas quais as universidades brasileiras estão passando, com corte de verbas e redução no orçamento. "Só a união de todos os membros da Universidade pode ajudar a instituição a enfrentar esses desafios. Mais do que um momento de comemoração, queremos conclamar os integrantes deste Conselho. Não existe mais chapa vencedora e chapa derrotada. Hoje só existe um grupo, que se chama Ufal, e precisamos, juntos, defender essa Universidade que é patrimônio da sociedade alagoana", conclamou.

A reitora eleita, Valéria Correia, também avaliou o processo de consulta pública. "É com grande alegria que estamos vivenciando esse momento, depois desse período de campanha. Fazia alguns anos que não acontecia segundo turno na Ufal. Quero cumprimentar os concorrentes das demais chapas, o professor Márcio, a quem agradeço por ter ficado comigo no segundo turno, e a professora Rachel, com meu respeito pela votação expressiva que ela recebeu. Essa foi uma eleição acirrada, como tem sido nos últimos anos aqui na Ufal e em outras universidades", destacou Valéria.

A reitora eleita também falou sobre a importância da participação da comunidade universitária nas reuniões do Consuni e reafirmou os princípios defendidos no programa de gestão da Universidade. "A defesa intransigente de uma universidade pública e gratuita, integralmente, e nesse sentido somos radicais, sim. A autonomia universitária, com a consulta à comunidade. Uma universidade crítica, por ser um berço de conhecimento, e uma universidade socialmente referenciada, que escuta a sociedade alagoana e acolhe suas demandas. Defendemos ainda uma gestão transparente, democrática e com orçamento participativo", reafirmou Valéria Correia.

Ela informou que as conversas com a atual gestão já estão acontecendo. Na última segunda-feira, houve uma primeira reunião com o reitor Eurico Lôbo, para iniciar a transição. "Para mim é uma honra chegar a um cargo tão importante na Universidade e para a sociedade. Temos consciência da nossa responsabilidade e, por isso, quero afirmar que a transição, que deve ser iniciada na próxima segunda-feira, 16, deve ser feita de forma tranquila, sem perseguições. A campanha acabou. Agora, somos todos integrantes desta mesma instituição que defendemos", ressaltou Valéria.

Ao encerrar a reunião, o reitor Eurico Lôbo enfatizou o processo democrático da consulta pública e afirmou o respeito pela decisão da maioria, expressa paritariamente pelos três segmentos que compõem a Ufal: técnicos, docentes e alunos. "Estivemos em lados opostos na campanha, mas agora a Universidade precisa continuar sua vida. Atravessamos um momento de extrema dificuldade institucional que precisa ser enfrentado com muito empenho e dedicação pela equipe que vai compor a nova gestão. Estamos abertos para colaborar com todas as informações para que a Ufal possa sair fortalecida ao enfrentar esses desafios", concluiu o reitor.