Candidatas ao cargo de reitor votam durante o dia

Valéria Correia e Rachel Rocha compareceram ao Centro de Interesse Comunitário

05/11/2015 14h05 - Atualizado em 05/11/2015 às 14h07
Valéria Correia e Rachel Rocha compareceram ao Centro de Interesse Comunitário para votar

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Segue tranquila, durante a manhã desta quinta-feira, 5, a consulta pública para o cargo de reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) referente ao quadriênio 2015-2019. A candidata Rachel Rocha compareceu ao prédio do Centro de Interesse Comunitário, no Campus A.C. Simões, em Maceió, por volta das 10h30. Já a candidata Valéria Correia esteve no CIC no início da tarde, por volta das 12h40. Ambas efetuaram seus respectivos votos e deixaram o local.

A votação seguirá durante todo o dia, mais precisamente até as 9 da noite na maior parte dos locais. Nos polos do interior, onde não há funcionamento no horário da noite, a consulta será encerrada às 17h. A apuração será realizada amanhã. Em Maceió, para votar, os estudantes devem comparecer à quadra coberta do bloco de Educação Física; já os docentes e técnicos devem comparecer ao prédio do CIC, por trás da Praça dos Bancos.

Leia mais em: Comissão eleitoral convoca comunidade universitária para votar no segundo turno.

Vamos votar!

A consulta pública para o cargo de reitor foi uma conquista da comunidade universitária, nos anos de abertura política após a Ditadura Militar. Esse é um importante momento para que os segmentos da Universidade possam ser ouvidos sobre qual programa de gestão querem vem implantado nos campi. A lista tríplice ainda é apresentada formalmente pelo Conselho Universitário ao presidente da República, que se compromete a referendar o nome mais votado na consulta.

Neste segundo turno, a Comissão emitiu a Resolução 03/2015 que garante a possibilidade de voto em separado de eleitor não relacionado em lista de votantes. Para isso, deverá comprovar o vínculo com a Universidade. O servidor pode apresentar contracheque ou declaração do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), carimbado e assinado. No caso do estudante, basta levar comprovante de matrícula carimbado e assinado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) ou por sua respectiva Coordenação de curso.

Confira a íntegra da Resolução no anexo abaixo.

Estão concorrendo aos cargos máximos da Ufal, referente ao quadriênio 2015-2019, as candidaturas:

Chapa 01 – Outra Ufal é Possível, tendo à frente Valéria Correia, diretora da Faculdade de Serviço Social, e José Vieira, coordenador do curso de História do Campus do Sertão;

Chapa 02 – Seja Mais Ufal, encabeçada por Rachel Rocha, atual vice-reitora, e José Carlos, diretor do Instituto de Matemática.