Campus do Sertão promove encontro sobre Bacias Experimentais

Pesquisadores trocaram experiências sobre o gerenciamento dos recursos hídricos

03/11/2015 16h17
Pesquisadores fizeram visita de campo à bacia experimental do riacho Olho d’Aguinha

Pesquisadores fizeram visita de campo à bacia experimental do riacho Olho d’Aguinha

Wende Evangelho – estudante de Jornalismo

O desafio do século 21 tem sido gerenciar os recursos hídricos diante da situação atual em que o planeta se encontra. Por isso, pesquisadores das universidades federais de Alagoas (Ufal), de Pernambuco (UFPE) e da Rural de Pernambuco (UFRPE) reuniram-se no Campus do Sertão da Ufal, em Delmiro Gouveia, para intensificar os estudos e o desenvolvimento de tecnologias capazes de sustentar o planejamento e o gerenciamento desse patrimônio natural e discutiram sobre o projeto que realiza estudos nos processos hidrológicos em bacias experimentais e representativas. 

Segundo o professor Thiago Pereira, do Campus do Sertão, compartilhar os desafios e resultados das universidades garantem uma otimização do tempo nas pesquisas. “Eventos como esse são importantes, pois há uma troca de experiências vividas pelas diversas instituições envolvidas no intuito de diminuir os entraves dos projetos em cada Instituição e indica a importância do tema no contexto do semiárido nordestino”, afirmou. 

Os pesquisadores também visitaram a bacia experimental do riacho Olho d’Aguinha, localizado no município de Delmiro Gouveia, onde estão instalados equipamentos hidrometeorológicos do projeto. A equipe observou a região para estudar a implantação de novos equipamentos.