Atrações musicais animam as noites do Festival de Cinema de Alagoas

Artistas alagoanos têm espaço para mostrar músicas autorais

06/11/2015 18h27 - Atualizado em 08/11/2015 às 23h54
Lito di Santi (à direita) durante show no Festival de Cinema (Foto: Ana Paula Pontes)

Natália Oliveira – estudante de Jornalismo, enviada especial

Penedo – Nem só de cinematografia vive o Festival de Cinema Universitário de Alagoas. Sempre após a última mostra do dia, a Praça 12 de Abril é tomada por muita música, em shows de artistas alagoanos convidados para encerrar a programação diária do evento.

Na noite da última quarta-feira (4) o artista Lito di Santi levou ao público canções autorais e covers de bandas como Capital Inicial e de artistas como Cazuza. O show foi um reencontro de Lito com os palcos com uma banda completa, após a sua ter se separado há oito anos. “Esta foi uma oportunidade de mostrar músicas autorais. Particularmente, eu não aguento mais cantar música dos outros, então ter esse espaço no Festival foi um escape”, confessou o cantor.

Após o primeiro show, o artista de Arapiraca, Janu, apresentou seu álbum Lindeza, em homenagem às mulheres. Com um show leve e de belas canções, o artista encerrou a segunda noite do Festival.

Já na noite de ontem (5), após a Mostra Nacional, a vencedora da categoria de melhor intérprete do 6º Festival de Música da Universidade Federal de Alagoas (Femufal), Sirleide Silva, mostrou todo o talento vocal acompanhada por Marcos Pimentel, ao violão, em uma apresentação repleta de clássicos da Música Popular Brasileira.

Em seguida, o grupo Malacada subiu ao palco e apresentou o samba de raiz na voz da cantora Mel Nascimento. O grupo está atualmente em processo de finalização do álbum Influências com músicas autorais, que compõem boa parte do repertório. “Para os nossos shows, sempre queremos que as pessoas escutem o que está sendo produzido em termos de música autoral aqui no Estado. Se formos à Bahia, vamos ouvir música baiana. Se a gente vai a Pernambuco, vai ter música pernambucana. Por que não vir para Alagoas e ouvir música alagoana?”, indagou Mel, que, ao final do show, reuniu o público ao som de uma ciranda de roda.

Mais cultura alagoana

Na noite desta sexta, 6, a cantora Kíssia Barros, terceira colocada na categoria de melhor composição do Femufal, vai cantar composições autorais e clássicos da MPB. Em seguida, Chau do Pife, um dos mais respeitados artistas do Estado, mostrará seu talento ao som do pífano.

No sábado, 7, a banda Atrito 82 apresentará um rock nordestino. Em seguida, encerrando a quinta edição do Festival, a banda Vibrações trará o reggae para Penedo. O grupo apresentará sua atual turnê Ela partiu, música de Tim Maia, com a qual o grupo entrou para o programa SuperStar, ganhando notoriedade nacional.