Equipes realizam últimos preparativos para abertura da 7ª Bienal de Alagoas

Solenidade será nesta sexta-feira, 20, às 19h, no auditório Massayó do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso

20/11/2015 15h26 - Atualizado em 20/11/2015 às 15h53
Equipes de montagem trabalham nos últimos preparativos de toda a infraestrutura

Graça Carvalho - jornalista colaboradora

Faltam poucas horas para a abertura dos portões da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas e a movimentação já começa a ficar intensa no Centro Cultural e de Exposições de Maceió. As equipes de montagem trabalham aceleradas nos últimos ajustes e preparativos de toda a infraestrutura do evento. A solenidade de abertura acontece às 19h, no auditório Massayó, nesta sexta-feira, 20, de feriado nacional da Consciência Negra.

O clima nos bastidores do evento é de muita ansiedade, mas também de concentração. Desde o início da manhã, quase duzentas pessoas, entre elas, montadores, cenógrafos, bombeiros civis, seguranças e monitores, além das equipes de limpeza, estão trabalhando no local. Cada detalhe é checado para garantir que o público aproveite o evento em segurança.

"A nossa Ufal assumiu, com muito empenho, este compromisso e vem, a cada edição, superando desafios para garantir uma programação diversificada, plural e acessível a todas as pessoas, além de estimular a economia local", afirma a professora Stela Lameiras, diretora da Editora da Ufal e responsável pela concepção e execução do evento.

Lendo e suspirando

Em meio à arrumação dos estandes, 133 deles só de editoras universitárias e comerciais do Brasil e do exterior, um veterano da Bienal de Alagoas já estava a postos: Luiz Eudes, mais conhecido como Rei do Suspiro, garante que o visitante encontrará no evento um cantinho para suspirar enquanto saboreia o livro escolhido em um cardápio de 300 mil títulos.

"Eu posso dizer que sou da Bienal. Trabalho aqui desde a primeira edição. Tenho certeza de que este ano também vai ser 100%", referindo-se às vendas da iguaria à base de clara de ovo, açúcar e limão que garante não só a fama, mas o sustento da sua família.

Filé, bordados e beleza

A artesã Vanda Cruz também chegou cedo no Centro de Convenções para embelezar seu estande, com suas peças em filé, bordado já reconhecido como Patrimônio Imaterial de Alagoas. O colorido das obras de Dona Vanda se junta às cores que compõem o cenário da Bienal, que nesta edição rende homenagens aos 200 anos de Maceió, com o tema da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas: Palavras, sons, imagens: universos de sentidos.

Acesso gratuito

Com entrada franca, a Bienal de Alagoas é a única do gênero no país promovida por uma Universidade. Serão quase 120 horas de programação, de hoje, 20, até o dia 29 de novembro, sempre das 10h às 22h.A organização recomenda que os interessados em participar das oficinas cheguem meia hora antes para fazer sua inscrição. Se o interesse for pelas palestras e pelos bate-papos, não será preciso se inscrever, a lotação dos espaços será preenchida por ordem de chegada.

Para conferir a programação completa da Bienal, clique no link. Mais informações e novidades, acesse o blog da Bienal e nossas redes sociais. Em 2015, a Bienal também está presente no Instagram, FacebookTwitter, Snapchat – bienalalagoas  e Periscope – @bienalalagoas.

Realização e parcerias

A 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, edição 2015, é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Edufal e da Fundação Universitária de Desenvolvimento e Extensão e Pesquisa (Fundepes), da Prefeitura Municipal de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas. Além do patrocínio cultural da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Gráfica Moura Ramos, Braskem, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Sesc, Senac, Sebrae Alagoas, Unopar e Ceap.

O evento conta com o apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Organização Arnon de Mello, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Pajuçara Sistema de Comunicação, Instituto Zumbi dos Palmares, Detran-AL, Hotel Ponta Verde e Maceió Shopping.