Ufal discute melhorias nos programas de pós-graduação

Os PPG's já visitados pelas comissões de acompanhamento do PEXPG discutiram ações de crescimento

06/10/2015 17h14 - Atualizado em 06/10/2015 às 17h24

Redação Ascom

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) se reuniu, na última semana de setembro, com os coordenadores dos Programas de Pós-graduação que já receberam as visitas da comissão de acompanhamento do Programa de Qualidade e Excelência da Pós-graduação da Ufal, o PEXPG. A reunião contou com a participação do consultor Mario Andrade Lira Junior, e teve o intuito de apresentar e discutir o Termo de Ações para o Crescimento (TAC).

De acordo com a pró-reitora Simoni Meneghetti, o TAC foi criado com o propósito de estabelecer um plano de ação para a melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação, atendendo aos objetivos do PEXPG da Ufal. Ela explica ainda que o TAC é um documento formulado pelos membros da comissão do PEXPG que retrata o compromisso e os esforços que serão realizados pelos cursos stricto sensu da Universidade, em busca da melhoria.

“Acredita-se que a implantação das ações propostas neste TAC, pelos docentes e discentes do programa, e com o devido apoio da Instituição, serão suficientes para se atingir as metas que levará o PPG a sua consolidação ou a galgar o próximo conceito superior ao atual, na futura avaliação geral do Sistema Nacional de Pós-graduação, que será realizada pela Capes em 2017”, destacou Meneghetti.

Sobre o PEXPG

Desde dezembro de 2014, já passaram pelo acompanhamento das comissões os programas em Agronomia, Proteção de Plantas, Física, Química e Biotecnologia, Materiais, Engenharia Química, Engenharia Civil, Recursos Hídricos e Saneamento, Energia da Biomassa, Zootecnia e Agricultura e Ambiente. Visando à melhoria da qualidade, além do diagnóstico dos programas, a partir das visitas de acompanhamento, a Propep estabeleceu, entre as metas do PEXPG, o estímulo à publicação de artigos científicos, com o lançamento de editais institucionais para o auxílio na revisão e tradução das publicações. O prazo de inscrição deste último é até 15 de outubro.

De acordo com Simone Meneghetti, a partir do programa também serão desenvolvidas políticas de melhorias na infraestrutura, nos recursos humanos, na manutenção de equipamentos e no incentivo à qualificação das revistas científicas, internacionalização das pós-graduações, divulgação de fontes de financiamento à pesquisa, além de prêmios para teses e dissertações de mérito científico e ciclo de conferências magnas.