Professor da Ufal lança livro com selo da Universidade de Cambridge

Krerley Oliveira publicou obra na área de Ergódica, em parceria com professor do Impa

09/10/2015 10h01
Marcelo Viana e Krerley Oliveira, que atualmente desenvolve pesquisa na Universidade de Paris

Jhonathan Pino - jornalista

Desde o último mês de setembro, o professor Krerley Oliveira, do Instituto de Matemática (IM), da Universidade Federal de Alagoas, conta com mais uma de suas obras disponíveis em livrarias mundo afora. A publicação Foundations of Ergodic Theory (Fundações da Teoria Ergódica) tem a coautoria do professor Marcelo Viana, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

O livro, que já teve o pré-lançamento, faz parte da série Cambridge Studies in Advanced Mathematics, da Cambridge University Press, e traz o material de um primeiro curso em Teoria Ergódica, área da Matemática que estuda sistemas dinâmicos de um ponto de vista probabilístico.

“Essa área tem tido um grande avanço na última década, com vários resultados importantes na comunidade científica e com conexões em trabalhos de vários medalhistas Fields, como Perelman (2006), Tao (2006), Lindestrauss (2010), Villani (2010), Maryam (2014) e o brasileiro Artur Ávila (2014)”, salientou Krerley.

O trabalho de produção da obra teve início ainda em 2004, quando Marcelo e Krerley, à época, orientador e orientando do doutorado, respectivamente, proferiram um minicurso na Universidade Federal de Pernambuco. “Desde então, foram dez anos produzindo o livro, que contou com a colaboração de vários colegas de outras universidades no Brasil e exterior”, lembrou Krerley.

Segundo a descrição do autor, a obra é rica em exemplos, aplicações e mais de quatro mil exercícios na Teoria Ergódica. Ela é adequada para estudantes de graduação, mestrado e doutorado com interesse na área, pois fornece desde o nível elementar até temas mais sofisticados.

A obra está disponível no site da Amazon.