Novos espaços fortalecem atividades da graduação e pós-graduação no Campus A.C. Simões

Curso de Farmácia recebeu prédio com oito laboratórios e o de Pedagogia ampliou estrutura física


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Descerramento da placa no novo espaço do Centro de Educação (Cedu)

Descerramento da placa no novo espaço do Centro de Educação (Cedu)

Diana Monteiro - jornalista 

A comunidade acadêmica do curso de Farmácia da Universidade Federal de Alagoas comemorou o recebimento do prédio para funcionamento de oito laboratórios de pesquisas. Durante a inauguração, na manhã última da quarta-feira (14) o reitor Eurico Lôbo falou do privilégio de participar da criação desse curso quando ocupava a então chefia do Departamento de Química, e aproveitou para destacar o empenho do corpo docente da unidade e da equipe da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), sob a liderança da engenheira Nélia Callado. 

O prédio, construído com recursos do orçamento da Ufal, é dotado de uma área de 700m² e abrigará os seguintes laboratórios da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar); Laboratório de Farmacotécnica; Laboratório de Tecnologia Farmacêutica; Laboratório de Farmacognosia; Laboratório de Controle de Qualidade; Laboratório de Farmacologia; Laboratório de Hematologia e Citologia; Laboratório de Toxicologia; e Laboratório de Bioquímica. 

A inauguração foi prestigiada por representantes da unidade, dirigida pelo professor João Xavier Araújo que destacou ser a concretização da obra um antigo sonho da comunidade acadêmica. “Paarabenizo o corpo docente pelo árduo trabalho empreendido visando o crescimento competente e qualificado das ações de ensino, pesquisa e extensão”, destacou. 

A professora Círia Vieira enfatizou que o funcionamento estruturado dos laboratórios atendem também uma exigência do Ministério da Educação, no processo de avaliação do curso dotado de mestrado. “Comemoramos a inauguração desse espaço de pesquisa porque significa fortalecimento das ações de pesquisa e crescimento do curso”, afirmaram os alunos Igor Nascimento e Paulo Fernando, bolsistas do Programa de Iniciação Científica, que almejam fazer pós-graduação na Esenfar para a tão sonhada carreira docente. 

Educação qualificada 

Também na manhã da última quarta-feira foi inaugurado um espaço de ampliação do Centro de Educação (Cedu) dotado de duas salas para a pós-graduação e mais duas para instalação de laboratórios. A solenidade, prestigiada por representantes dos três segmentos da unidade acadêmica, foi marcada pela emoção pelo papel que representa no Estado na formação qualificada de recursos humanos em suas seis décadas de existência. 

O coordenador do curso de Pedagogia, professor Eraldo Ferraz, agradeceu o apoio da gestão atual da Ufal no atendimento às reivindicações , visando o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão que extrapolam os muros da universidade, a exemplo da Educação a Distância (EAD), presente na quase totalidade dos municípios alagoanos.

Os diretores César Nonato e Martha Moura reforçaram o apoio recebido para as ações da unidade que pelo trabalho realizado na área de extensão, desempenha também função social junto à comunidade em geral. O reitor Eurico Lôbo destacou o pioneirismo do Centro de Educação nas ações que promove e parabenizou o engajamento da comunidade acadêmica para o crescimento da unidade e da Educação do Estado de Alagoas. 

Inauguração do Centro de Referência em Recuperação 

O Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradas ganhou mais espaço e mais perspectivas com a inauguração da sede própria no Campus A.C. Simões, em Maceió. A solenidade presidida pelo reitor Eurico Lôbo reuniu estudantes e pesquisadores para comemorar uma conquista importante para a continuação de um trabalho desenvolvido há seis anos. 

O espaço conta com sala para capacitação, laboratório de pesquisa, três salas de professores, estrutura de galpão para possibilitar a produção de mudas, uma área para instalação de câmara fria com capacidade para armazenar 12 toneladas de sementes nativas, três viveiros e um sistema de irrigação que permite a produção em larga escala. 

O principal aqui é a gente ter a possibilidade de reproduzir a tecnologia através de cursos de capacitação. Objetivo do CRAD é a produção de tecnologia para recuperar a caatinga, que é um bioma muito pouco conhecido em relação à sucessão ecológica, então, a gente resolveu encarar esse desafio. Toda tecnologia que a gente produz aqui é nova, estamos publicando e divulgando trabalhos. São tecnologias que serão utilizadas no Nordeste e, talvez, em algumas partes do mundo onde tem regiões áridas e semiáridas também”, destacou a coordenadora do Centro, Flávia Moura. 

Os recursos para financiamento da sede e dos equipamentos são oriundos do Ministério do Meio Ambiente e por meio da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco em Alagoas, que é parceira nos projetos do CRAD. A Codevasf financiou a construção de laboratórios, viveiros, carros e a estrutura necessária para viabilizar o funcionamento do novo prédio. 

A função da Codevasf é desenvolver e revitalizar a bacia do Rio São Francisco aqui em Alagoas, então o CRAD é um instrumento importantíssimo. Nós financiamos para trabalhar conjuntamente, para que daqui a alguns anos a gente tenha a pesquisa, ou seja, o que se deve plantar nessas regiões e, também, as mudas, porque, para fazer um reflorestamento precisa de essências florestais nativas, mas a gente não encontra, porque não existe pesquisa nem produção em cima disso. O CRAD vem pra resolver essa questão, para que a gente possa realmente fazer um trabalho de revitalização de mata ciliar, de recomposição florística para revitalizar da bacia do São Francisco”, ressaltou o chefe da unidade de Meio Ambiente da Codefasf em Alagoas, Pedro Melo. 

O Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradas conta com a colaboração de alunos e professores do Centro de Ciências Agrárias, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) e do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat). As pesquisas do CRAD são vinculadas a pelo menos três programas de pós-graduação da Ufal em Maceió e Arapiraca.