Ufal participa de evento sobre dependência química na infância e juventude

Curso acontece dias 19 e 20, no auditório da Casa da Indústria

- Atualizado em

Redação Ascom

A Liga de Assistência à Situação de Rua e Dependência Química (Lasd-AL) realiza mais um curso introdutório destinado a estudantes e profissionais interessados em expandir seus conhecimentos no cuidado ao dependente químico e indivíduos em situação de rua. Professores da Universidade Federal de Alagoas serão palestrantes do evento que acontece nesta segunda e terça, dias 19 e 20, a  partir das 18h30, no auditório da Casa da Indústria.

O tema central é A Infância e a Juventude na Dependência Química: Uma abordagem Multidisciplinar. Com isso, a Lasd busca difundir e esclarecer os profissionais da saúde, acadêmicos e demais interessados que lidam com questionamentos, dúvidas e resistências diante da abordagem ao jovem ou à criança dependente químico.

Na programação desta segunda-feira, 19, haverá palestras sobre A Prevenção e a Terapêutica Holística na Dependência Química, com o terapeuta de toxicodependência e representante da Federação Brasileira das Clinicas Terapêuticas Involuntárias, Adriano Teles.  A enfermeira, coordenadora do Consultório de Rua e professora da Ufal, Jorgina Sales, vai abordar o tema Prevenção ao uso de drogas na adolescência: Do risco à proteção; o psicanalista e também docente da Ufal, Cleyton Andrade, falará sobre Criança e Adolescente freudiano.

No segundo dia, a programação prossegue com palestras sobre A Abordagem da Terapia Ocupacional na Dependência química da criança, com a terapeuta ocupacional do Consultório de Rua e professora da Ufal,  Sarah Lins; O impacto das Substâncias Psicoativas nos atos infracionais, com a advogada  do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Caps) e integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Seção de Alagoas,  Graça Carvalho; e Comorbidades Psiquiátricas na Dependência Química Infanto-juvenil, com o psiquiatra do Caps, Everaldo Moreira, e o perito, médico do Tribunal de Justiça de Alagoas,  Tadeu Brandão.

Além das palestras, também vai acontecer prova de seleção para os interessados em fazer parte da Lasd, que atualmente funciona sob orientação da psiquiatra  Rosimeire Rodrigues Cavalcanti, e é integrada por 21 estudantes de saúde e psicologia, além de profissionais colaboradores. De acordo com a organização do evento, vão ser emitidos certificados com carga horária de 30 horas.

Inscrições – O investimento, para estudantes, é de R$ 30,00 (até o dia 18/10) e R$ 35,00 (no dia do evento). Para profissionais, R$ 80,00 (até dia 18/10) e R$ 90,00 (no dia do evento). Mais informações com Marianny (Uncisal) - 99603-8698; Jhonna (Cesmac) - 99165-3647 e Jacira (UFAL) - 99631-7158.