Festival de Cinema Universitário de Alagoas exibe diversas mostras de filmes em Penedo

Em sua 5ª edição, evento acontecerá em novembro próximo e traz uma programação diversificada de filmes e atividades para o público

07/10/2015 17h55

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Em menos de um mês, a cidade histórica de Penedo, localizada às margens do Rio São Francisco, receberá a 5ª edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas. Serão cinco dias de atividades, mostras de cinema e shows musicais, entre 3 e 7 de novembro para diferentes segmentos de público.

Nesta edição, o Festival oferece à sociedade uma programação com seis mostras de cinema, um minicurso, dois workshops e quatro diálogos audiovisuais, que têm como proposta levantar debates sobre temas ligados à sétima arte. Entre as mostras, estão as de Cinema Infantil e Ambiental, que em todas as edições levam estudantes da rede municipal de ensino de Penedo ao Teatro Sete de Setembro. Ambas ocorrerão de 3 a 5 de novembro, sendo a primeira das 8h30 às 10h30 e a segunda das 14h às 16h.

Durante os três primeiros dias do evento, haverá a Mostra de Cinema Nacional, sempre a partir das 21h, na Praça 12 de Abril, com exibição do longa-metragem Muitos homens num só, seguido de bate-papo com a diretora Mini Kerti; cinco produções do Coletivo Urgente de Audiovisual (Cual) da Bahia; e os curtas Enterro de anão e Tomate cereja, seguidos de bate-papo com a atriz Cida Almeida.

No dia 6, às 21h, o público poderá prestigiar a exibição de seis filmes da 5ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano (2014), e, no dia seguinte, a partir das 14h, filmes produzidos em Caxias do Sul-RS.

Já a Mostra Competitiva, principal atração do Festival de Cinema, ocorrerá de 3 a 6 de novembro, na Praça 12 de Abril, a partir das 19h. De uma seleção de 55 filmes inscritos, 24 produções das cinco regiões do país foram escolhidas para compor a mostra. A noite de premiação dos melhores filmes eleitos pelo Júri Oficial e Popular será no sábado, 7 de novembro.

Ufal disponibiliza hospedagem gratuita

O Festival dispõe de hospedagem gratuita aos participantes do evento. O local é o Albergue da Universidade Federal de Alagoas, localizado na Praça Marechal Deodoro.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para o endereço festivaldecinema.al@gmail.com com os seguintes dados: nome completo, documento de identificação com foto, telefone para contato e período de estadia, que deve ser entre os dias 3 e 8 de novembro, pela manhã. Os interessados devem ser maiores de 18 anos.

Por ter um limite de 35 vagas, a inscrição será confirmada pela produção do evento de acordo com a ordem de solicitações enviadas. Confira o regulamento de hospedagem gratuita no link.