Experiência na Austrália reforça escolha de estudante da Ufal para atuar como médico sanitarista

Natural do Ceará, Rodrigo Rebouças escolheu Alagoas para morar e trabalhar na área saúde pública

05/10/2015 10h52 - Atualizado em 05/10/2015 às 10h54
Rodrigo Rebouças colhe os frutos de uma dinâmica vida acadêmica

Rodrigo Rebouças colhe os frutos de uma dinâmica vida acadêmica

Diana Monteiro - jornalista 

Voltar aos bancos da Universidade Federal de Alagoas com a decisão de que será na área de saúde pública a sua futura atuação como médico, é considerado pelo estudante Rodrigo Rebouças como o grande saldo positivo da experiência vivida na Austrália, onde esteve por um ano e meio pelo Programa Ciência sem Fronteiras. 

Aluno do terceiro ano do curso de Medicina, Rodrigo fez o intercâmbio na Universidade de Queensland, localizada em Brisbane, a terceira maior cidade do país. Os seis primeiros meses participou de um curso de inglês completando o ciclo com a graduação em Ciências da Saúde. Pela produção acadêmica obteve destaque como estudante dessa área alcançando duas altas distinções (nota máxima) e mais quatro distinções referentes ao rendimento durante o curso. O que significa aproveitamento máximo quanto à participação e quanto ao desempenho acadêmico. 

Rodrigo Rebouças é natural do Ceará, mas se diz totalmente adaptado à terra alagoana onde já fez a opção de viver e atuar profissionalmente. Afirma ter consciência dos desafios existentes e permanentes para se fazer saúde pública em condições com adversidades, mas por ter a certeza de saber como contribuir para melhoria de ações nessa área, leva-o a se sentir mais estimulado. Como futuro médico sanitarista fala sobre isso:Vivenciei na Austrália uma realidade em saúde pública totalmente diferente do Brasil, área que continua em calamidade. Essa realidade me fez despertar mais ainda do quanto poderei trabalhar em prol da sociedade alagoana. O dinamismo do curso, durante o intercâmbio, fez - me aprender que medicina é um trabalho multidisciplinar. Gosto muito de Alagoas e da hospitalidade de seu povo. Há muito o que se fazer na saúde pública desse Estado e é aqui que fiz a opção de viver e trabalhar”, reforçou. 

Rodrigo diz que a dinâmica do curso proporcionou a interação existente com disciplinas de outras áreas de conhecimento. Além das aulas nas ciências da saúde ele cursou disciplinas até então não imaginadas estarem interligadas à medicina, a exemplo de sociologia e engenharia com aplicação na área da saúde. Ele enfatiza: “A partir dessa vivência e aprendizado vi como é importante a interação com conhecimentos diferenciados para a formação profissional o que me leva a constatar que para o êxito da medicina deve haver outro olhar que passa, principalmente, pelo bom entrosamento de um trabalho multidisciplinar e em equipe”, acrescentou. 

Ao falar sobre a enriquecedora experiência Rodrigo Rebouças destaca que a Universidade de Queensland está entre as cem melhores instituições de ensino superior do mundo e por ser dotada de laboratórios de ponta possibilita o acesso e o convívio de estudantes com pesquisadores renomados, considerados por ele importantes para agregar não só o conhecimento puramente acadêmico, mas o crescimento humano e pessoal. 

Embaixador estudantil 

Ao enriquecedor intercâmbio de Rodrigo Rebouças, na Austrália, está também a sua nomeação de embaixador de Brisbane, por um ano, no evento “Brisbane International Studente Ambassador”, dentro do conhecido encontro G - 20, realizado em abril de 2014. 

O programa seleciona estudantes, um de cada país, para representar a cidade para suas respectivas comunidades, bem como a instituição de ensino do estudante, no caso de Rodrigo, a Universidade de Queensland. Concorreu com mais de 70 mil estudantes internacionais e por ser brasileiro recebeu o convite para ajudar na ideação do evento denominado de Fiesta Latina, com participação de mais de 20 mil pessoas. 

Ele acredita que a sua escolha como embaixador, deveu-se, principalmente, por já ter tido outras experiências de estudo no exterior, no caso Israel, por meio de Estágios e Vivências (CEV) do Centro Acadêmico Sebastião da Hora (Cash), da Faculdade de Medicina (Famed). Ser também engajado em várias atividades na universidade australiana e sobretudo, na instituição de origem, a Ufal, e ainda de estar participando no então programa brasileiro Ciência sem Fronteiras - que se tornou famoso mesmo entre os outros estudantes internacionais. 

Na Universidade Federal de Alagoas, Rodrigo Rebouças segue sua dinâmica vida acadêmica como monitor da disciplina psiquiatria, ministrada pelo professor Flávio Soares. Atualmente, ele também está no estágio na Uti Geral do Hospital do Açucar.