Espaço Cultural Universitário recebe oficina de Som Direto

Atividade será nos dias 31 de outubro e 1º de novembro e as inscrições seguem até domingo

- Atualizado em
Oficina de Som Direto será ministrada por Tide Borges

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) receberá a oficina de Som Direto, ministrada pela profissional de som, Tide Borges. A atividade ocorrerá das 9h às 12h e das 14h às 17h, totalizando uma carga horária de 12h. Para se inscrever, o participante deve ter mais de 18 anos e enviar um e-mail para o endereço festivaldecinema.al@gmail.com até este domingo, 25, com as seguintes informações: nome completo, telefone para contato e profissão.

Por ter um limite de 15 participantes, o critério de seleção para participação será a ordem de inscrições enviadas à produção do Festival de Cinema Universitário de Alagoas, realizadora da oficina. Haverá entrega de certificados somente para quem completar 100% da carga horária da atividade. A divulgação dos nomes dos participantes será na terça-feira, dia 27 de outubro, no site do Festival.

Dinâmica da oficina

O objetivo da iniciativa é proporcionar a compreensão do processo da produção da trilha sonora de uma obra audiovisual e da captação do som durante a filmagem (Som Direto), por meio de exemplos de obras audiovisuais, prática de gravação sonora e discussão de conceitos teóricos. A atividade é destinada a técnicos de gravação de som ou pessoas interessadas em produção sonora de obras audiovisuais.

O conteúdo programático da oficina inclui a prática de montagem dos equipamentos e gravação sonora; conceitos básicos de som, gravação sonora e microfones; etapas de produção sonora no audiovisual; procedimentos básicos para uma boa captação de som na filmagem; e quais equipamentos de som direto usar para vários tipos de projetos e seus orçamentos.

Além da oficina, Tide Borges mediará o debate Criação de uma escuta audiovisual no 5º Festival de Cinema Universitário em Alagoas, que será realizado de 3 a 7 de novembro, em Penedo.

Sobre a ministrante

Tide Borges é profissional do som, graduada em Cinema pela Universidade Paulista (USP), atua em Som Direto e já participou de mais de 50 filmes de cinema e TV, sendo eles A hora da estrela, de Suzana Amaral; Eu, de Walter Hugo Khouri; Futuro do pretérito: tropicalismo now!, de Francisco Cesar Filho e Ninho Morais.

Ela também é uma das fundadoras da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC). Atualmente, é professora da disciplina Direção de Som do Curso de Cinema da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo.

O quê: Oficina de Som Direto

Quando: 31 de novembro e 1º de outubro