Educação e Faculdade de Letras ganham novo centro de pesquisas

Prédio reunirá laboratórios e acervo bibliográfico para pesquisas conjuntas


- Atualizado em
O reitor Eurico Lôbo, equipe de gestão professores do Cedu e da Fale comemoram novo prédio

O reitor Eurico Lôbo, equipe de gestão professores do Cedu e da Fale comemoram novo prédio

Jhonathan Pino - jornalista 

O Centro de Educação (Cedu) e a Faculdade de Letras (Fale) ganharam um novo espaço para a produção de pesquisas. A partir de agora as duas unidades irão realizar atividades em conjunto no Centro de Pesquisas em Educação e Linguagens (Cepel), inaugurado na última segunda-feira (19), pelo reitor Eurico Lôbo. No prédio, que fica ao lado do bloco administrativo da Fale, foram investidos cerca de R$ 1,646 milhão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

O centro concentrará quatro laboratórios e 15 salas para a realização de atividades dos grupos de pesquisas, além de uma biblioteca setorial, que concentrará os acervos das duas unidades. Durante a solenidade, o reitor Eurico Lôbo lembrou que esse é o primeiro projeto da Ufal, na área de humanas, aprovado pelo CT-Infra. “Nós adotamos uma sistemática na Universidade, onde todos os projetos passam por uma avaliação externa, antes de serem encaminhados para a CT-Infra. Com isso, nós tivemos os melhores percentuais de aprovação do país em projetos aprovados pela Finep. Cerca de 60% deles tiveram êxito”, frisou. 

Nas duas últimas semanas, o reitor vem acompanhando a inauguração de 26 obras. Ele lembrou que muitas delas foram cobradas antes do início da sua gestão. “Eu estou feliz, aqui nessa varanda gostosa, porque até então a gente não tinha esse horizonte de obras”, falou Eurico, referindo-se aos novos prédios da Fale, administrativo e de salas de aulas, além do prédio em construção do Instituto de Ciências Sociais (ICS). 

Eurico Lôbo também lembrou que o fim de sua gestão deixa uma herança de cerca de 80 obras. “Nós estamos diante de um projeto que se renova na Universidade. Há necessidade de uma mudança que coloque em perspectiva a consolidação desse crescimento”, salientou o reitor. 

No local da solenidade, ainda estavam os diretores da Unidade, Eliane Barbosa (Fale) e César Nonato (Cedu), além de gestor da Fundação Universitária, Extensão e Pesquisa (Fundepes), Alexandre Safadi; Nélia Callado, da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e representantes das pró-reitorias. 

A professora Elaine resgatou a história da unidade e dos momentos de diálogos e enfrentamentos pelo qual a Fale passou. Ela homenageou a professora Januacele da Costa, que ao lado dos professores Roseane Tavares, Luís Paulo Mercado e Neisa Fumes, foram os que deram início ao projeto. 

As unidades não são ilhas e devem trabalhar juntas para que possam evoluir. Pesquisas não são feitas de forma isolada e esse centro será capaz de reunir os trabalhos da Fale e do Cedu”, salientou César Nonato.