Consulta para novo reitor da Ufal será em 27 de outubro

Caso haja segundo turno, nova consulta será feita no dia 5 de novembro

- Atualizado em
Professor Eraldo Ferraz, um dos membros da Comissão Eleitoral, fala da consulta para nova gestão da Ufal

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas já tem data para acontecer: será no dia 27 de outubro, uma terça-feira. A decisão foi tomada pela Comissão Central Eleitoral (CCE), responsável pela condução da consulta à comunidade universitária para escolha dos novos gestores que assumirão a Reitoria da Ufal para quadriênio 2015-2019. Caso haja segundo turno, uma nova consulta será feita no dia 5 de novembro.

De acordo com o professor Eraldo Ferraz, quem participar do processo – seja estudante, docente e técnico-administrativo – deve dirigir-se aos locais de votação munidos de documentos com foto. “Pode ser documento de identidade, carteiras de habilitação, profissional e funcional; os alunos, no entanto, também podem levar o cartão de estudante [Bem Legal]. O importante é que o documento tenha nome completo e foto”, explicou o membro da comissão.

O processo será feito com cédulas de papel e as urnas estarão distribuídas da seguinte forma: no Campus A.C. Simões, em Maceió, serão 18; no Campus Arapiraca, cinco urnas; em Delmiro Gouveia, quatro urnas; no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), no Espaço Cultural e nas Unidades de Palmeira dos Índios, Penedo, Viçosa e Santana do Ipanema, três urnas em cada local; já no Hospital Universitário (HU) e nos Polos de Educação a Distância de São José da Laje e Maragogi, uma urna cada.

A Comissão alerta que alunos do Polo EaD em Matriz do Camaragibe precisarão se dirigir ao Polo de Maragogi para votar; os de Olho d’Água das Flores devem comparecer à Unidade de Santana do Ipanema. Já no Campus A.C. Simões, haverá concentração de urnas em dois locais: 14 urnas estarão disponíveis para o voto de estudantes no Ginásio Poliesportivo e as outras quatro estarão no Centro de Interesse Comunitário (CIC) para o voto dos servidores. No HU, servidores da Ebserh não vão participar do processo.

Horário da consulta

Estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos do Campus A.C. Simões, do Espaço Cultural, do Ceca e do HU terão das 9h às 21h para votar, mas, no interior, o horário será diferenciado. “Nas unidades do interior, a votação será até às 16h, pois as urnas precisam voltar para Maceió no mesmo dia”, explicou o professor Eraldo.

Quem está concorrendo

Estão concorrendo aos cargos máximos da Ufal, para o quadriênio 2015-2019, três candidaturas: A chapa 1, Outra Ufal é Possível, tem à frente Valéria Correia (diretora da Faculdade de Serviço Social) e José Vieira (coordenador do curso de História do Campus do Sertão); A chapa 2, Seja Mais Ufal, com Rachel Rocha (atual vice-reitora) e José Carlos (diretor do Instituto de Matemática); Já a chapa 3, Muda Ufal, é composta por Márcio Barboza (presidente da Adufal) e Eliane Cavalcanti (diretora do Campus Arapiraca).