Ceca ganha Laboratório de Propagação de Plantas

Pesquisas serão ampliadas na área de sementes


- Atualizado em
Reitor inaugura mais uma obra CT-Infra

Reitor inaugura mais uma obra CT-Infra

Manuella Soares - Jornalista 

Com uma estrutura moderna e equipamentos novos, o Laboratório de Propagação de Plantas foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 16, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas. O professor Eurico Lôbo entregou oficialmente o prédio, na presença da superintendente da Sinfra, Nélia Callado, ao diretor do Ceca Gaus Silvestre e aos coordenadores João Correia e Vilma Marques. Também esteve presente o representante da Fundepes, Alexandre Costa. 

Isso significa um momento de vitória. É uma alegria muito grande porque é o esforço de um trabalho bem árduo. Quando a gente olha para trás, para todos os patamares que passamos até chegar ao dia de hoje, a gente lembra que às vezes pensamos em desistir, mas aí a gente se alimenta da vontade de crescer, de melhorar a qualidade das aulas e, graças a Deus conseguimos levantar a edificação. Boa parte já está finalizada”, ressaltou o professor João Correia. 

O prédio será a sede de dois laboratórios voltados para a propagação sexuada de plantas. Um deles é para análise física e fisiológica de sementes, coordenado pelo professor João Correia e, o outro, vai desenvolver pesquisas na área de metabolismo de germinação, coordenado pela professora Vilma. Além disso, a estrutura conta com salas de professores e alunos, copa, sala climatizada para armazenamento de semente, sala para assepsia de materiais e espaço para construção de viveiros para produção de mudas. 

A gente sabe que é um laboratório pequeno, mas o que vai trazer de resultados é muito significativo. A importância que esse laboratório tem para o Ceca e para a Ufal é enorme”, destacou o professor Gaus. 

O reitor Eurico descerrou a placa de inauguração e ressaltou as dificuldades que a Instituição têm passado para honrar compromissos como este. “Nossa luta é diária. Todos sabem que fizemos o possível com o que tínhamos. Se esse prédio está sendo inaugurado hoje é graças a um esforço conjunto e à persistência dos professores que conseguiram aprovar os projetos com recursos do CT-Infra”, disse.