Bienal do Livro recebe Jornada de Geografia nos dias 26 e 27 de novembro

Será a 1ª edição do evento, organizado pela Ufal

- Atualizado em

Manuela Soares - jornalista

Na 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas vai ter espaço para debates sócio espaciais contemporâneos, que é o tema da 1ª Jornada de Geografia da Ufal. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

O Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Ufal, por meio do Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (Nuagrário), está promovendo a Jornada, que terá conferencistas renomados como convidados. “Esperamos que os alunos ganhem mais conhecimentos, que passem a discutir mais sobre a geografia e estabelecer isso à extensão, mas, em especial, à pesquisa porque os conferencistas são grandes pesquisadores e escritores que estarão na Bienal”, comentou a vice-diretora do Igdema, Silvana Quintela.

A primeira edição do evento dentro da programação da Bienal é uma atividade de extensão do LEG, mas, será aberta para toda a comunidade acadêmica que tiver interesse no tema. O professor Antônio Marcos Pontes de Moura, atual pró-reitor de extensão da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) fará a abertura oficial no dia 26, às 19h, no auditório A do Centro de Convenções.

Em seguida, haverá a primeira mesa intitulada A cidade sob o signo da segregação, com a professora convidada Ana Fani Alessandri Carlos, da Universidade de São Paulo (USP).  Já na sexta-feira, 27, a programação começa mais cedo, às 18h, no auditório B, com a palestra “Amazônia, Amazônias – De Geografia às Geo-grafias”, ministrada pelo professor Carlos Walter Porto Gonçalves, da Universidade Federal Fluminense (UFF). No mesmo dia, os inscritos na 1ª Jornada de Geografia também poderão participar da palestra “Questões territoriais num mundo de in-segurança: o exemplo do Rio de Janeiro”, com o professor Rogério Haesbaert, também da UFF.

Sobre os palestrantes

Ana Fani Alessandri Carlos (USP)

É Professora Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui Doutorado (1987) e Livre-Docência (2000) em Geografia Humana pela USP. Foi professora convidada na Universidade de Barcelona (Espanha) e na Universidade de Buenos Aires (Argentina). Atualmente coordena o Grupo de Estudos sobre São Paulo (Gesp), e a FFLCH Edições (editora eletrônica do Grupo. Autora e organizadora de vários livros na área de Geografia Humana e recebeu menção honrosa do Prêmio Jabuti pelo livro “Espaço tempo na metrópole”.

Carlos Walter Porto Gonçalves (UFF)

É professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, com experiência na área de Geografia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: território-territorialidade-territorialização, conflito social, movimentos sociais, justiça ambiental e geograficidade. Possui graduação, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rogério Haesbaert (UFF)

É professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense e do curso de Pós-Graduação em Políticas Ambientales y Territoriales da Universidade de Buenos Aires. Professor Visitante da Open University (Milton Keynes, Inglaterra), da Universidade de Toulouse Le Mirail (França), da Universidade de Paris VIII (Paris-St Denis), da UNAM-CRIM (México) e da Universidade de Tucumán (Argentina). Possui pós-doutorado em Geografia na Open University (Inglaterra) e tem experiência nas áreas de Geografia Regional e Teoria da Geografia. Entre suas publicações destacam-se os livros “O Mito da Desterritorialização: do ‘fim dos territórios’ à multiterritorialidade”, “Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na Geografia contemporânea”, “Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção”, “Des-Territorialização e Identidade: a rede ‘gaúcha’ no Nordeste” e “Territórios Alternativos”.