Bienal do Livro de Alagoas terá amplo espaço para crianças

Além de livros, espetáculos musicais são excelentes atrativos para o público mirim


- Atualizado em

Jacqueline Freire - jornalista colaboradora

A 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas também terá espaço para o público mirim. No dia 22 de novembro, a programação infantil será oficialmente aberta com o espetáculo “Grandes Pequeninos”, idealizado pelo cantor e compositor Jair Oliveira, que carrega a veia artística herdada do pai, Jair Rodrigues. O eterno Jairzinho, do grupo Balão Mágico dos anos 80, continua conquistando fãs mirins, só que, agora, com o projeto de um livro/CD criado e produzido por ele junto com a esposa, a atriz Tânia Khalill. 

As canções, que abordam o universo dos bebês e o amor com a família, são o pano de fundo para o espetáculo que Jair Oliveira vai apresentar na Bienal Alagoas, às 14h, no Teatro Gustavo Leite. O projeto “Grandes Pequeninos” foi indicado ao Grammy Latino 2009 na categoria Melhor Álbum Infantil e, agora, o público de Alagoas terá a oportunidade de assistir, de graça, no dia 22 de novembro. Para conhecer um pouco mais sobre o projeto e aprender as músicas que serão apresentadas na Bienal, é só acessar o site www.grandespequeninos.com.br. Lá também é possível se divertir com jogos, receitas e dicas para os grandes e os pequenos! 

Ainda na programação infantil da 7ª Bienal as crianças vão poder viajar pelo mundo lúdico e divertido imaginado pelos contadores de histórias do projeto “Biblioencanta”. Quer saber o que acontece quando um grupo de alunos que está sempre com um sorriso no rosto encontra as mãos habilidosas de um tocador de violão? É a união perfeita para um espetáculo lindo no dia 23 de novembro, às 14h no teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções. 

Outros eventos 

Além de toda a programação cultural, o universo infantil será tema de debate durante a 4ª Semana Internacional de Pedagogia e 1º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil ofertando na programação 15 eixos temáticos, 19 minicursos e 12 oficinas. 

Com participação de pesquisadores locais, nacionais e internacionais no debate dos temas centrais “Tensões globais e locais das políticas públicas na contemporaneidade” e “O lugar da criança nas políticas e práticas educacionais”, a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas proporciona para a sociedade dois concorridos eventos: a 4ª Semana Internacional de Pedagogia (SIP) e 1º Seminário Luso-Brasileiro em Educação Infantil (SLBEI), promovidos pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. 

A Semana e o Seminário se realizarão de 21 a 25 de novembro, e têm como conferência de abertura “O lugar da criança nas políticas e práticas educacionais” a ser proferida pelo professor Fernando Ilídio da Silva Ferreira, da Universidade do Minho (Uminho) e do Centro de Investigação em Estudos da Criança (Ciec), de Portugal, onde é coordenador do Grupo de Investigação: Contextos , Quotidianos e Bem da Criança. 

A Semana e o Seminário contam com o apoio da Capes, Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Alagoas. Mais informações sobre os eventos com o professor Eraldo Ferraz, do Centro de Educação (Cedu), da Ufal, telefone (82) 98882-9584 ou pelo E-mail: semanainternacionaldepedagogia@gmail.com.